Alunas com necessidades específicas participam do 3º JIFSC

11. setembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Eventos, Matérias

Você acha que é muito velho, muito novo, que não tem altura, peso, ou tem qualquer outra desculpa para não praticar esportes? Então conheça duas alunas do curso técnico integrado em Edificações do Câmpus Criciúma, que participaram da terceira edição dos Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina (JIFSC), realizado na semana passada.

SONY DSCDébora Araújo Luíza, de 17 anos, é aluna do quinto módulo do curso. Ela ajudou seu time a conquistar a medalha de bronze no handebol feminino – modalidade cursos integrados. Ela conta que, no momento do seu nascimento, um descaso médico lhe causou sérios danos. “Eu era um bebê grande, com cerca de 4kg. O médico não quis fazer cesárea por causa dos custos envolvidos em uma cirurgia, e forçou o parto normal”, conta. Débora teve cinco nervos rompidos e perdeu parte dos movimentos do braço esquerdo.

Com essa limitação, Débora conta que teve que se adaptar a fazer as coisas de uma outra forma, inclusive praticar esportes. “Como eu jogo handebol desde a 5ª série, fui me acostumando a não fazer alguns movimentos como os outros, mas eu consigo jogar, sem problemas”, explica a aluna, que treina com os colegas no pátio do câmpus. “Quando nosso ginásio estiver pronto, já vou ter me formado. Mas é bom porque os alunos terão um lugar mais adequado pra treinar”, comenta.

SONY DSCJá Tamela Alexandre Ferreira, de 15 anos, está no primeiro módulo do curso e representou o Câmpus Criciúma no futsal e no basquete feminino, conquistando a medalha de bronze no basquete. Ela tem baixa visão causada por astigmatismo (30% no olho direito e 20% no esquerdo) e precisa usar óculos para qualquer tipo de atividade. Para praticar esportes, ela precisa usar também um cordinha que segura o acessório em caso de queda ou choque com outro atleta. “Alguns juízes não aceitam que eu entre em quadra com a cordinha, porque consideram que pode machucar outras pessoas”, conta a aluna, que já participava de campeonatos esportivos em escolas anteriores.

Atualizado em 12/09/2014 às 10h18

Assista à reportagem da IFSCTV e saiba mais sobre o JIFSC

Tags: