IFSC economiza com ligações telefônicas

11. setembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias, Reitoria

SONY DSCPouco mais de um ano após começar a usar o método de chamadas telefônicas por voz sobre IP (VoIP), o IFSC economizou, somente com ligações interurbanas, cerca de R$ 13,6 mil. Os dados foram apresentados pelo diretor de Tecnologias da Informação e da Comunicação, Emerson Ribeiro de Mello, no Fórum RNP, evento realizado entre 2 e 4 de setembro, em Brasília.

O IFSC é cliente, desde o ano passado, do serviço fone@RNP, oferecido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O serviço permite à instituição usar o VoIP para ligações telefônicas convencionais (de telefone convencional para telefone convencional), barateando seu custo.

Quando a chamada é feita do IFSC para outras instituições que também são clientes do fone@RNP (veja a lista aqui), não é cobrada tarifa alguma, independentemente de cidade ou estado. O serviço permite, ainda, pagar apenas o custo de ligação local em chamadas interurbanas para cidades onde há instituição usuária do fone@RNP. Nesse caso, quem paga a tarifa é a instituição da cidade onde está localizado o telefone que recebe a chamada.

Atualmente 13 câmpus do IFSC e a Reitoria usam o serviço. A maior economia em relação ao que seria gasto sem o fone@RNP foi registrada em dois câmpus do Oeste: Chapecó (R$ 5.438 desde a implantação do serviço, em junho de 2013) e São Miguel do Oeste (R$ 1.931 desde abril de 2014). Emerson Mello explica que isso ocorre pelo fato de nessas cidades o valor da ligação interurbana ser mais caro que nas demais. Como grande parte das chamadas interurbanas desses câmpus são feitas para telefones do próprio IFSC (principalmente da Reitoria), elas saem de graça com o serviço.

A terceira maior economia ocorreu na Reitoria: R$ 1.650 desde junho de 2013.

O levantamento apresentado pelo diretor da DTIC mostra que 92% das ligações interurbanas do Câmpus Jaraguá do Sul desde a implantação do fone@RNP no local (em fevereiro deste ano) foram feitas com VoIP, o que resultou em economia de R$ 824. Outros câmpus que usam bastante o VoIP para as chamadas interurbanas são Urupema (82% desde maio de 2014, com economia de R$ 131) e Criciúma (76% desde agosto de 2013, com economia de R$ 912).

Os dados levam em conta apenas ligações interurbanas. A economia com telefonia no IFSC deve ser maior, pois as ligações locais entre os integrantes do serviço não são tarifadas, mas esse levantamento ainda não foi feito. O IFSC não teve custos para implantar o fone@RNP, já que a RNP forneceu equipamentos, no valor aproximado de R$ 7 mil por câmpus, para que pudesse ser instalado o serviço.

O fone@RNP hoje está implantado na Reitoria e nos câmpus Araranguá, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Geraldo Werninghaus, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê. O sistema funciona apenas para ligações geradas e recebidas por telefones convencionais (para telefones celulares não).

Confira no final da matéria o valor economizado por cada local.

Ampliação

O diretor da DTIC explica que a ideia inicial da RNP era fornecer equipamentos para as instituições de ensino implantarem o fone@RNP em suas reitorias e em mais dois câmpus. No entanto, com o sucesso do serviço, o IFSC acabou sendo contemplado com equipamentos para instalar o fone@RNP nas demais unidades. Hoje o instituto federal é considerado um “caso de sucesso” pela cobertura que o serviço tem na instituição.

“Em outros institutos federais, somente a Reitoria usa o serviço e em alguns ainda não aderiam”, comenta Mello. De acordo com o site da RNP, dos 38 IFs, 31 são clientes do fone@RNP.

Os próximos câmpus do IFSC que devem integrar o fone@RNP serão Canoinhas, Itajaí e São José. Em cada implantação, a DTIC conta com o apoio de servidores das coordenadorias de Tecnologias da Informação e da Comunicação (CTICs) dos câmpus.

Contrapartida

Como contrapartida, o IFSC paga as tarifas de ligações interurbanas feitas por outras instituições clientes do fone@RNP para cidades onde há câmpus do instituto federal. Se for gerada, por exemplo, uma chamada da Universidade de Brasília (UnB) para um telefone fixo da prefeitura de Xanxerê (que não é cliente do serviço), não será cobrada tarifa da ligação da UnB até o Câmpus Xanxerê e só será cobrado – do IFSC – o preço da ligação local do câmpus até a prefeitura.

O valor gasto com a contrapartida, no entanto, fica bem abaixo da economia que o serviço gera. Como exemplo, Emerson Mello cita a Reitoria, que desde a implantação do fone@RNP economizou R$ 1.650 em ligações interurbanas e pagou apenas 17,5% desse valor (R$ 290) em chamadas interurbanas geradas por outras instituições.

Economia por local (câmpus e Reitoria)

Ligações interurbanas via VoIP: 32%
Economia: R$ 1.650