Servidores do IFSC participam de capacitações da Rede UNA-SUS

11. setembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Joinville, Matérias

A coordenadora Juliana Almeida Coelho de Melo e a coordenadora adjunta Suélen Saraiva estão participando de capacitações sobre a Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), a qual o IFSC passou a fazer parte em junho desse ano. Essas capacitações são obrigatórias e servem de ambientação e preparo das novas instituições em conhecer a rede UNA-SUS e de que forma suas ofertas podem ser articuladas.

Todas as novas instituições aprovadas pelo Edital Nº 57, participam da capacitação, entre elas a Universidade Estadual de Londrina, a Universidade Federal de Rondônia, a Universidade Federal do Espírito Santo, entre outras. O IFSC é o único Instituto Federal que integra a rede.

Até agora, já foram realizadas duas capacitações via webconferência. A primeira foi no dia 29 de agosto, para apresentação dos novos membros e ambientação com a nova ferramenta de interação. Já a segunda foi realizada no dia 5 de setembro. “Na segunda reunião tratou-se bastante sobre a importância entre a aproximação das instituições de ensino e os serviços de saúde do SUS, bem como o conhecimento sobre a política de educação permanente em saúde. É importante que todas as instituições possuam participação ativa nas Comissões Permanente de Integração Ensino-Serviço da sua região”, conta Juliana.

Como a oferta de cursos pela Rede é exclusiva aos trabalhadores do SUS, Juliana explica que essa aproximação entre as instituições é fundamental para que as ofertas sejam realizadas de acordo com as demandas reais do serviço e sejam articuladas com as vivências e experiências dos trabalhadores. “Nesse momento, a coordenação do UNA-SUS no IFSC está trabalhando para promover essa aproximação, com objetivo de identificar as demandas do nosso Estado”, conta.

capacitacao_UNASUS

A coordenadora inda explica que, de acordo com as temáticas abordadas em cada capacitação, estão outros servidores estão sendo convidados a participar. “Na última capacitação (foto), por exemplo, chamamos a professora Laurete de Medeiros Borges, pois ela já possui bastante experiência no tema”, explica.

Já foram estabelecidas comissões nos câmpus Florianópolis e Joinville para a elaboração e aprovação dos Projetos Pedagógicos dos cursos que farão parte da primeira oferta. “A princípio, trabalhamos com a previsão de início das ofertas para 2015.1. Como trata-se e um ano eleitoral e algumas pactuação precisarão ficar para depois desse período, é possível que a primeira oferta sofra algum atraso”, finaliza Juliana.

Seguem abaixo as datas das próximas capacitações:

19/09: Gestão de identidade do Sistema UNA-SUS
10/10: Introdução à Plataforma Arouca
24/10: Acesso aberto e gestão de direitos Autorais
14/11: Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES)
17 e 18/11: Encontro presencial em Fortaleza/CE

Tags: ,