Últimos dias para fazer inscrições nas oficinas do 13º Didascálico

11. setembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

logodidasTermina neste sábado (13) o prazo para inscrições nas oficinas do 13º Didascálico – Mostra de Arte e Cultura do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A mostra será realizada de 22 a 26 de setembro, no Câmpus Florianópolis (Avenida Mauro Ramos, 950 – Centro).

Serão oferecidos vários tipos de oficinas (ver lista completa abaixo), todas gratuitas. Cada uma tem dia e horário específicos. Para se inscrever, é preciso acessar o site http://bit.ly/oficinasdidas e clicar na atividade desejada. O preenchimento das vagas será por ordem de inscrição e a divulgação da lista dos inscritos será divulgada no dia 16 de setembro.

• Oficina de animação AnimaMIS
• Oficina de dança Biodança e Identidades Culturais
• Oficina de escrita criativa Clube da Escrita
• Oficina de música Grupo Livre de Percussão
• Oficina de Artes Cênicas Introdução à maquiagem teatral
• Oficina de ilustração Literária e Criativa – Projeto primeiro encontro
• Oficina de teatro Manas Lílas – brincando com a mente abstrata
• Oficina de dança Modos de criação em cultura afro
• Oficina Museu, Memória e Cidadania
• Oficina de arte e percepção Observação, Sensação, Transcrição
• Oficina de fotografia Poéticas do olhar: ensaio de fotografia
• Oficina de fotografia: Poéticas visuais
• Oficina de formação Re-conhecer-se: Aprender a habitar-se para acompanhar os demais

Sobre o Didascálico

O 13º Didascálico – Mostra de Arte e Cultura do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) é realizado sempre em setembro, no Câmpus Florianópolis (Avenida Mauro Ramos, 950). O evento, carinhosamente chamado de “Didas”, é uma oportunidade única onde alunos, servidores e comunidade externa têm a oportunidade de mostrar seus talentos – algumas vezes ocultos – em uma grande mostra, que este ano será entre os dias 22 e 26 de setembro.

Os trabalhos foram classificados em nove categorias: Espaço Literário, Apresentações Musicais, Dança, Apresentações Teatrais, Exposição, Manifestações Culturais Populares, Mostra Audiovisual, Atividades/Oficinas de Formação e Intervenção Artística. A visitação e participação em apresentações artísticas são abertas à comunidade em geral e totalmente gratuitas.

Para 2014, a comissão de organização, coordenada pela professora Gizely Cesconetto, definiu o tema “Espaço-Tempo”, o que abrange também a memória, em homenagem aos 105 anos do Câmpus. “É a memória que nos dá a sensação e a relação do espaço-tempo. E a memória não é algo fechado, a gente não lembra exatamente dos fatos, a gente lembra o que a gente sentiu. Às vezes um objeto, um lugar pode nos fazer lembrar de algo que estava aparentemente esquecido e, por isso, queremos trazer projetos e obras que trabalhem esse tipo de acesso à memória, que tragam sensações, mesmo, sejam cheiros, sons, experiências táteis. Queremos que o Didascálico deste ano seja muito sensorial, inclusive trabalhando com a questão dos quatro elementos da natureza: água, ar, terra e fogo”, explica a Gizely.

Tags: , ,