Proppi divulga chamada para projetos de pesquisa e extensão no Câmpus Joinville

12. setembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Gestão, Gestão de Pessoas, Matérias

noronha edital inovao 11-09-2014 2Para divulgar e esclarecer dúvidas sobre a Chamada CNPq-SETEC/MEC Nº 17/2014 – Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica, o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSC (Proppi), Mário de Noronha Neto, esteve no Câmpus Joinville nesta quinta-feira (11) em reunião com os professores e coordenadores de cursos.

Conforme Noronha, a chamada pública é uma oportunidade para qualificar ainda mais os projetos do IFSC, disponibilizando recursos de custeio, capital e bolsas. Na última chamada, o IFSC submeteu 51 propostas, das quais 35 foram aprovadas. Por isto, o IFSC está incentivando os câmpus a participar da nova chamada pública, colocando, inclusive, a Proppi à dispsição dos interessados no esclarecimento de dúvidas sobre o edital.

O objetivo do edital é selecionar e financiar projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, por meio do estímulo à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e Extensão Tecnológica nas Instituições da Rede Federal. Visa ainda estimular a participação dos estudantes em competições nacionais e internacionais. As propostas selecionadas terão 24 meses de duração e o investimento global é de R$ 40 milhões – o dobro do valor alocado no ano passado.

Linhas de pesquisa

noronha edital inovao 11-09-2014 12Noronha explicou que o apoio governamental é destinado a quatro linhas de pesquisa. A primeira tem como foco pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação, que visem à solução de problemas do setor produtivo; a segunda, em melhoria contínua e no aumento da competitividade de empresas, associações e cooperativas. No caso desses dois itens, o Pró-Reitor explica que existe a necessidade de haver um parceiro demandante, como empresas, sindicatos, fundações ou cooperativas, por exemplo.

A terceira linha é a preparação de estudantes da educação profissional dos institutos federais para competições de conhecimento e competências técnicas de abrangência regional, nacional e internacional; e a última, de projetos elaborados e executados por professores com a participação obrigatória de alunos de cursos técnicos, com foco na solução de problemas de natureza institucional, empresarial ou comunitária.

As propostas podem ser apresentadas até 23 de outubro deste ano. A divulgação dos resultados será feita no Diário Oficial da União e na página do CNPq, na internet, a partir de 17 de novembro. O apoio às propostas aprovadas acontece já a partir de novembro deste ano.

Reconhecimento de Saberes e Competências

priscila rsc 11-09-2014 8Após a explanação do Pró-Reitor, os professores puderam esclarecer suas dúvidas sobre a resolução 29/2014 do Consup, que trata das regras para concessão do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) aos professores do IFSC, com a assessora Técnica da Reitoria, Pricila Serpa Oliveira Thiesen. A resolução foi publicada pelo Ministério da Educação e já está em vigor.

Com o RSC, os professores que não concluíram cursos de especialização, mestrado ou doutorado, mas que comprovarem cumprir alguns dos requisitos para reconhecimento de saberes – como, por exemplo, experiência em cargos de gestão, orientação de projetos, produção de material didático, participação em processos seletivos, entre outros -, podem receber remuneração equivalente à de retribuição por titulação (RT).

Tags: ,