Ex-aluna apresenta projeto do curso de Meio Ambiente do Câmpus Florianópolis em Portugal

17. setembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

acessecidade_GPatrícia Louro, ex-aluna do curso técnico em Meio Ambiente do Câmpus Florianópolis, irá se apresentar na Semana Europeia da Mobilidade Sustentável na cidade de Monção, em Portugal. Dentre os temas, ela falará sobre o projeto Acesse sua Cidade, desenvolvido como projeto de educação ambiental da turma de formandos de 2012.1.

O objetivo do projeto era verificar o que usuários do espaço urbano de Florianópolis e região entendiam sobre os conceitos de acessibilidade e mobilidade e compreender como isso tem afetado o pleno exercício da cidadania. “O tema para o projeto surgiu dentro de uma disciplina no semestre final. Fomos para o Largo da Alfândega, tentando sensibilizar as pessoas sobre as armadilhas para quem tem dificuldade de locomoção. Queríamos mostra que mesmo na região central quase não temos alternativas de transporte sustentável, como a bicicleta”, relembra o professor que coordenou o projeto, Fernando Teixeira.

Além do trabalho de palestras de conscientização, os alunos simularam o uso de equipamentos para deficientes e, por meio de parcerias, colocaram bicicletas à disposição do público para a realização de um percurso guiado no Centro.

“O projeto mobilizou muita gente e trouxe bastante repercussão. Infelizmente, ao passarmos pelos mesmos lugares hoje, percebemos que pouca coisa mudou, apesar de hoje já se ter um setor na prefeitura apenas para pensar a acessibilidade nas ruas e ambientes públicos”, afirma Fernando Teixeira.

Os comenários não estão permitidos.