Terceira edição do SICT-Sul reúne mais de 800 participantes em Sombrio

17. setembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Criciúma, Eventos, Matérias

sictsulO 3° Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (SICT-Sul), realizado nos dias 15 e 16 de setembro, reuniu nesta edição 230 trabalhos de pesquisa realizados nas áreas de Educação, Informática, Engenharia, Ciências Exatas e Agrárias por universidades e institutos federais da região Sul do país. O evento foi realizado em Sombrio no Instituto Federal Catarinense (IFC) e contou com o apoio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), dos Câmpus Araranguá e Criciúma, e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “O SICT-Sul é um evento que cresce a cada ano, nesta edição mais de 800 pessoas assistiram às apresentações de trabalho, palestras e minicursos. O SICT-Sul é um dos melhores eventos científicos que é realizado na região Sul. Recebemos trabalhos de universidade e institutos federais do Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e um dos diferenciais do evento é que se abre espaço para que alunos dos Cursos Técnicos Integrados apresentem seus trabalhos de pesquisa junto com alunos da graduação”, explica Samuel Costa, professor do Câmpus Araranguá do IFSC e um dos organizadores do SICT-Sul.

Um dos diferenciais do SICT-Sul, em comparação com outros eventos científicos, é que o Simpósio recebe, além de trabalhos da graduação e da pós, pesquisas de alunos do Ensino Médio. O que torna o evento muito mais inclusivo e integrador. “É uma oportunidade muito importante para os alunos do Ensino Médio. A participação deles nesses eventos, fará com que eles saiam dos cursos técnicos estimulados a seguir a carreira acadêmica”, avalia Olivier Allain, diretor do Câmpus Araranguá.

sictsul2

O diretor do Câmpus de Santa Rosa do Sul do IFC, Carlos Antônio Krause, também destacou a importância do evento para despertar nos alunos o gosto pela pesquisa. “A proposta é incentivar os estudantes a se dedicarem a pesquisas científicas desde o Ensino Médio. Ao investirmos neles, estaremos trabalhando não só para o desenvolvimento de tecnologia e de produtos, mas para o desenvolvimento da região”.

O diretor do Câmpus Criciúma do IFSC, Cedenir Spillere, também destacou a importância do simpósio para promover a troca de experiências entre os pesquisadores. “O evento tem um papel importantíssimo que é o de proporcionar aos nossos alunos a troca de experiências com outros pesquisadores do IFSC, do IFC, da UFSC e das demais instituições participantes”.

O SICT-Sul é um evento anual que é realizado desde 2012. O simpósio foi idealizado por dois professores do IFSC do Câmpus Criciúma, Lucas Dominguini e Pedro Rosso. “Nossa ideia foi criar um evento que desse oportunidade para que todos os institutos e as universidades da região pudessem apresentar os projetos de pesquisa que vêm sendo realizados e dessa forma, para que pudéssemos trabalhar de forma integrada”, afirma Lucas Dominguini.

O SICT-Sul de 2015 será realizado no Câmpus Araranguá do IFSC.

Tags: