Seminário “Dedos de Prosa” discutiu arte, cultura, educação e desenvolvimento social

19. setembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Eventos, Matérias

seminario_lages3Na última quinta-feira (11), o Câmpus Lages do IFSC promoveu o seminário “Dedos de Prosa”, que faz parte do projeto de extensão “Roda de leitura: aproximando profissionais da informação”, coordenado pela bibliotecária Camila Burin, e contou com as professoras María Constanza Fernández Quintero (Colômbia), Ana Maria Netto Machado (Uniplac) e Luciane Bittencourt Gomes Batista de Oliveira (IFSC).

Segundo Camila, o projeto “tem por objetivos oferecer formação continuada aos servidores públicos municipais de Lages que atuam nas escolas do município (auxiliares de biblioteca, professores e outros atores educacionais) por meio de roda de leitura e estimular discussões sobre os temas biblioteca escolar e educação”.

A professora Constanza discorreu sobre a implantação de bibliotecas na Colômbia. Ela contou que naquele país, o governo atende a uma demanda iniciada pela sociedade. “No Brasil, o governo monta a estrutura e as pessoas vão se inserindo. Na Colômbia, é o contrário. A comunidade começa o projeto que é atendido pelo poder público posteriormente”, disse.

seminario_lages

A professora Luciane falou sobre a formação integral e seu relato de experiência no Câmpus Urupema do IFSC. Já Ana Maria contou sua experiência na International University Terre Citoyenne (UITC) da qual é a única representante brasileira.

Foram quase 100 pessoas presentes ao auditório do Câmpus Lages do IFSC, que puderam acompanhar também apresentações musicais, feitas por alunos do curso Técnico em Informática da instituição. Também foram expostos trabalhos artísticos, como obras entalhadas em madeira e desenhos à mão, feitos pelos alunos Luís Antônio e Patrick Dias, respectivamente. Além disso, a aluna Maria Nazilda recitou poesias publicadas em seu livro intitulado “Esperança”. Maria Nazilda, Luís e Patrick são alunos do Pronatec de Agente de Desenvolvimento Cooperativista de Capão Alto.

“A diversidade de alunos oriundos de diferentes cursos também provocou ampla reflexão sobre as diferenças que se complementam quando buscam um objetivo comum, qual seja, o desenvolvimento econômico social e intelectual por meio da cooperação, de articulações entre os indivíduos”, destaca a bibliotecária Márcia Medeiros, uma das organizadoras do evento.

seminario_lages2Todas as palestras tiveram um objetivo em comum: o desenvolvimento regional e local promovido pela mobilização da comunidade.

“Na verdade, a ideia era promover uma conversa não só sobre bibliotecas escolares mas também outros temas transversais como ensino politécnico, cooperativismo, mobilizações sociais. O momento foi extremamente rico de troca de experiências e informações, pois o público participante pode interagir com as convidadas, não só perguntando, mas relatando ações que realizam em suas realidades. Foi o caso da ‘Arca de Livros’, ação de estímulo a leitura realizada em Campo Belo do Sul”, finalizou Camila.