Aluno do Câmpus Joinville selecionado no Propicie viaja para Portugal nessa quarta

24. setembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Eventos, Matérias

mateusPassagem em mãos, malas prontas e ansiedade nas alturas. Mateus Henrique Verplotz embarca nessa quarta-feira (24), às 14h, em Curitiba, com destino a Portugal. Aluno do Câmpus Joinville, ele foi selecionado para participar da sexta edição do Programa de Cooperação Internacional para Intercâmbio de Estudantes do IFSC (Propicie), junto com outros oito estudantes do IFSC que estão tendo a oportunidade de morar em outro país, conhecer uma nova cultura e estudar em uma instituição estrangeira.

Estudante do 7º módulo do curso técnico integrado em Eletroeletrônica, Mateus vai para Portugal ajudar em um projeto desenvolvido pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP) relacionado a controle de sala de reuniões, na área de automação. Aos 18 anos, ele também vai assistir a algumas disciplinas na Faculdade de Engenharia do Porto com os alunos do curso de Engenharia Elétrica.

“Espero ajudar de forma ativa no projeto; aplicar o que aprendi aqui na teoria”, comenta Mateus, explicando que o IPP é referência na Europa. “Ter no currículo um estágio lá será um grande diferencial. Além do mais, viajar e morar sozinho e conhecer outra cultura vai agregar pontos na minha vida muito além do âmbito técnico”.

Sua família está muito feliz com a oportunidade. “Meus pais acreditam que maturidade e responsabilidade são consequências inevitáveis da viagem”, revela. O projeto tem duração de três meses, mas o jovem vai estender a viagem por mais um mês para realizar o sonho de conhecer a Europa. Ele retorna em janeiro.