Alunos de Eletroeletrônica do Câmpus Joinville buscam solução para lixo eletrônico

24. setembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Eventos, Matérias

reaproveitamento lixo eletrnico 6Os equipamentos eletrônicos são uma das mais conhecidas fontes de metais pesados, materiais tóxicos e poluentes orgânicos no lixo urbano e, a cada ano, a produção de lixo eletrônico chega a quase 50 milhões de toneladas no mundo. Para sensibilizar a comunidade para o problema, quatro alunos do curso Técnico Integrado de Eletroeletrônica do Câmpus Joinville criaram um grupo de estudo, um projeto e até um blog. A iniciativa chama a atenção para a necessidade do reaproveitamento do lixo eletrônico.

Sarah Tavares, Vinícius Amancio e Nathan Damann têm quinze anos e estão no 2º módulo e Ricardo Marques, de 16 anos, está no 4º. Eles começaram a trabalhar em grupo há pouco tempo, mas os planos são a longo prazo. Trabalhando no intervalo das aulas e até fora do horário escolar, a equipe desenvolveu o projeto “Lixo eletrônico, um problema da geração ou falta de informação?”, que também dá nome ao blog.

Criado em 24 de agosto e já com quatro mil acessos, o blog apresenta algumas invenções dos alunos – a partir de lixo eletrônico, a proposta do reaproveitamento lixo eletrnicoprojeto e informações úteis sobre reaproveitamento, reciclagem e reutilização. Para o futuro, a intenção do grupo, que já se inscreveu em feiras e concursos, é dar palestras e oficinas em escolas.

Como o objetivo é trabalhar com as crianças, o grupo aposta na confecção de protótipos que lembrem brinquedos, como o “inseto eletrônico”. O xodó dos alunos foi produzido com pilha, interruptor, motor vibrador de controle de vídeogame e, para dar charme, lâmpadas coloridas. O equipamento foi acoplado a uma escova, o que permite o deslocamento do “inseto” em superfícies lisas.

Quer saber mais? Acesse o blog: lixoeletronicoprojeto.blogspot.com.