Câmpus Palhoça Bilíngue comemora o Dia Nacional do Surdo

24. setembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Palhoça Bilíngue, Eventos, Matérias

palhoça6Para comemorar o Dia Nacional do Surdo, o Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC realiza na próxima sexta-feira, dia 26, às 14h, uma palestra com a temática “Articulação dos Movimentos Sociais Surdos para garantia da Educação Bilíngue Libras/Português no Plano Nacional de Educação”, com a professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ronice Muller de Quadros.

Além do Dia do Surdo, o evento comemora o aniversário de um ano de entrega do câmpus à comunidade, sendo a primeira unidade da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica na modalidade bilíngue Libras / Português. Sua contribuição está em trazer para o cenário brasileiro uma política de ensino, pesquisa e extensão, a qual busca viabilizar uma efetiva interação entre surdos e ouvintes no campo educacional e profissional.

Atualmente, dos 509 estudantes do câmpus Palhoça Bilíngue, 55 são surdos frequentando cursos de pós-graduação, técnicos, Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e de Formação Inicial e Continuada (FIC).

O dia 26 de setembro marca as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania da comunidade Surda Brasileira, e lembra a inauguração da primeira escola para Surdos no País, o INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

O evento é gratuito e aberto à comunidade. Os interessados devem confirmar presença pelo e-mail eventos.palhoca@ifsc.edu.br. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (48) 3341-9700.

A palestrante

Ronice Muller de Quadros é graduada em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul. Mestre e doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e pós-doutora na University of Connecticut e Gallaudet University, ambas nos Estados Unidos.
É pesquisadora com vasta experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Brasileira de Sinais, aquisição da língua de sinais, educação de surdos e tradução e interpretação de língua de sinais.

Tags: , ,