Comitê Gestor de Assuntos Estudantis discute sobre os programas de assistência

24. setembro 2014 | Escrito por | Categoria: Matérias

5Aconteceu nos dias 16 e 17 de setembro, no auditório da Reitoria do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o encontro do Comitê Gestor de Assuntos Estudantis, que reuniu membros da comunidade acadêmica do IFSC para revisar o regulamento do Programa de Atendimento aos Estudantes em Vulnerabilidade Social (Paevs) e a implantação e regulamentação do Programa de Segurança Alimentar do Estudante (Psae).

Segundo o diretor de Assuntos Estudantis, André Soares Alves, o processo de atendimento aos estudantes em vulnerabilidade social precisa ser mais inclusivo. “Um dos propósitos dos encontros do comitê é discutir a necessidade de uma análise mais profunda da vulnerabilidade do aluno e, ao mesmo tempo, tornar o processo do Paevs mais ágil e flexível”, diz o diretor.

Sobre o Psae, o comitê pretende implantar no âmbito do IFSC algo que já é previsto na Lei nº 11.947 de 2009, a chamada Lei da Merenda. Os cardápios devem oferecer entre 20 e 30% das necessidades nutricionais diárias para estudantes matriculados em cursos de período parcial e 70% para estudantes de cursos de período integral. “Queremos garantir a alimentação básica para que o aluno consiga frequentar as aulas de forma saudável”, afirma André.

O PSAE ainda prevê a inserção da educação alimentar no currículo e fora dele, por exemplo, através de palestras e atividades de conscientização para a alimentação adequada, além do Plano Cantina Saudável, para melhor atender os estudantes nas suas necessidades nutricionais diárias.

O calendário de apreciação e aprovação dos documentos iniciou com a apresentação das propostas em abril para apreciação do Comitê Gestor de Assuntos Estudantis, seguido de encontros regionais nos câmpus, com participação de alunos, membros dos Núcleos Pedagógicos e das áreas administrativas, visando elaborar ideias para os programas. Por fim, as propostas foram discutidas novamente pelo comitê, a fim de concretizar uma única proposta para cada Programa, levando-se em consideração as contribuições de todos. A partir desta formulação, Paevs e Psae seguem para apreciação pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), e posteriormente pelo Conselho Superior (Consup). Em caso de aprovação, as novas regras passam a valer no ano de 2015.