IFSC comemora 105 anos de atuação

24. setembro 2014 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

SONY DSCNesta terça-feira, 23 de setembro, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) completou 105 anos de atuação. Neste dia, em 1909, o então presidente Nilo Peçanha assinou o decreto que criava as Escolas de Aprendizes Artífices em todo o país – instituições que acabaram por se transformar, ao longo do tempo, nos atuais institutos federais. Para comemorar a data, o IFSC promove uma série de atividades durante toda a semana.

Na terça-feira de manhã, servidores aposentados recentemente foram homenageados com placas de agradecimento no Câmpus Florianópolis. “Nada vale o nosso trabalho e o nosso esforço se a gente não estiver atingindo as pessoas, alunos e servidores. Não é só trabalhar na Educação Profissional e Tecnológica, mas trabalhar para que nossos alunos sejam cidadãos plenos”, lembrou a reitora Maria Clara Kaschny Schneider. “Receber uma placa é bom, mas mais importante é o reconhecimento a cada um que fez parte e deu seu suor e seu sangue para a construção desta instituição”, afirmou o diretor-geral do Câmpus Florianópolis, Maurício Gariba Júnior.

Assista à reportagem da IFSCTV

Um dos servidores homenageados, José Carlos Pontes, fez um breve discurso. “Entrei aqui aos 12 anos. Estudei aqui, me formei e depois voltei como professor, e então era tratado como filho, porque todos tinham sido meus professores. E hoje os alunos aos quais dei aula também passam por nós e agradecem”, lembrou o aposentado.

SONY DSC

Após a homenagem, alunos, servidores e todo o público presente cantaram parabéns e participaram do já tradicional corte do bolo, com direito a gritos de “vida longa ao IFSC”.

Já no período da tarde, no auditório da Reitoria, foi realizada a assinatura simbólica de convênios entre Núcleos de Educação a Distância (Neads) e prefeituras. Estiveram presentes o prefeito de Garopaba, Paulo Sergio de Araújo; o secretário de Educação de Florianópolis, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz; e a secretária de Educação de Palhoça, Shirley Nobre Scharf, além da reitora do IFSC e da diretora do Centro de Referência em Formação e EaD (Cerfead), Gislene Miotto.

SONY DSCO secretário Rodolfo Joaquim Pinto da Luz ressaltou a importância da atuação do IFSC no estado, destacando a qualidade do ensino. “O desenvolvimento de Santa Catarina é baseado nas nossas escolas. Parabenizo o IFSC não só pelo aniversário, mas também pela grande expansão que teve e pelas parcerias com as prefeituras. Estreitar essas relações é necessário para formarmos cada vez melhor nossos professores”, disse.

A reitora ressaltou que a criação dos Cerfeads são fundamentais para o desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. “Lembro de quando tínhamos o sonho de fazer a diferença na formação de formadores e de gestores públicos. Hoje tenho certeza que temos bons tempos pela frente, e que vamos atender às expectativas dos municípios onde atuamos”, disse Maria Clara.

SONY DSCA solenidade foi encerrada com a apresentação do violinista e professor de música do Câmpus Florianópolis, Fernando Bresolin. Depois disso, também houve parabéns e corte de bolo com a presença dos servidores da Reitoria.

Para conferir mais fotos das comemorações do aniversário de 105 anos do IFSC, clique aqui.

Tags: ,