Câmpus Caçador e Canoinhas realizam atividades para comemorar o Dia da Árvore

25. setembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Matérias

comemorao dia da rvore canoinhas3Mesmo tendo caído no domingo (21), o Dia da Árvore não passou em branco nos câmpus Caçador e Canoinhas, que realizaram, nesta segunda-feira (22), ações para comemorar a data. Dentre as atividades realizadas, destaque para palestras, orientações e plantio de mudas nativas.

No Câmpus Canoinhas, o momento serviu para destacar o trabalho do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), através da 6ª Companhia com sede no município. O soldado Luís Mateus Moreschi apresentou dados do trabalho que a Polícia Ambiental desenvolve na região, falou como é o dia a dia da corporação e explicou como podem ser feitas as denúncias.

comemorao dia da rvore canoinhasJá o engenheiro florestal e professor Lauro William Petrentchuk, especialista em Licenciamento Ambiental, fez uma apresentação sobre a importância das árvores, com ênfase à floresta da região. O especialista destacou aspectos históricos, ecológicos e econômicos da vegetação da região, como a exploração da imbuia, na época da Guerra do Contestado, e o cultivo da árvore da erva mate, que fez de Canoinhas a terceira maior economia do estado em meados do século XX.

A programação serviu também para divulgar as ideias do IFSC Sustentável. As integrantes da comissão do Câmpus Canoinhas, Claudia Kuns Tomaselli, Josieli de Oliveira, Maira Casagrande e Daniela Lauermann, orientaram os alunos quanto à destinação correta dos resíduos sólidos e a atitudes sustentáveis. Ao final das apresentações, foram distribuídas garrafinhas para água aos alunos, para evitar o uso de copos descartáveis, e cada curso plantou uma árvore no pátio do câmpus.

dia da rvore cacador3No Câmpus Caçador, alunos e servidores participaram de um momento de conscientização sobre a importância das árvores para o nosso planeta. As servidoras Sara Reinicke (Assistente Social) e Arlete Inês Lemos (coordenadora de Extensão e Relações Externas) fizeram uma breve reflexão sobre a importância das árvores para o meio ambiente, abordando alguns benefícios que as árvores proporcionam ao meio ambiente e aos seres humanos. “É fundamental protegermos o meio ambiente de forma coletiva, pois todos seremos beneficiados com a preservação dos recursos naturais”, disse Sara.

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fudema) de Caçador fez a doação de mudas de árvores nativas, como pitanga, araçá, cerejeira, sete-capotes e guabiju. As mudas foram plantadas pelos alunos no terreno do câmpus, sob a orientação da servidora Viviane Bittar, assistente de alunos e engenheira agrônoma.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.