Codir aprova projeto de padronização de residuários

3. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Gestão, Informes, Matérias

sustentabilidadeO Colégio de Dirigentes (Codir) aprovou na última reunião, dia 29 de setembro, o Projeto de Padronização de Residuários do IFSC, que visa padronizar as lixeiras disponíveis nos ambientes do IFSC. Foram definidos três tipos básicos de residuários, para resíduos orgânicos (na cor marrom), recicláveis (verde) e rejeitos (cinza). As definições foram baseadas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), na NBR 10.004 e na Resolução do Conama número 275.O Projeto de Padronização também envolve a distribuição de material informativo e conscientização dos servidores e alunos.

Também poderão ser definidos outros residuários de destinação específica, como coletores de pilhas e baterias, óleo vegetal utilizado e para lâmpadas fluorescentes. As três classificações básicas valem para todos os câmpus e a instalação dos residuários de destinação específica será definida pelas Comissões Locais de Sustentabilidade.

Segundo o coordenador do Programa IFSC Sustentável, Felipe Cintra, “é uma pequena atitude, que envolve um trabalho muito forte de mudança de cultura, mas que tem um grande potencial de geração de impacto”. A partir da coleta adequada, será possível medir a produção de resíduos na instituição e, a partir disso, definir soluções próprias de destinação adequada para cada tipo de resíduo.

A padronização dos residuários faz parte da gestão de resíduos sólidos, um dos sete programas que farão parte do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS). Os demais são contratações sustentáveis, recursos hídricos, recursos energéticos, qualidade de vida nos ambientes de trabalho, construções sustentáveis e capacitação e sensibilização para logística sustentável.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.