Nova edição do Projeto IFSC Cinema do Câmpus Lages começa nesta semana

8. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

cinema_lagesComeça nesta semana mais uma edição do Projeto IFSC Cinema, que desta vez terá um ano de duração e será dividido em ciclos. O primeiro ciclo, cujo tema é “Relações Amorosas (perigosas?)”, acontecerá nos dias 8, 9, e 10 de outubro e abordará as dificuldades, os impasses e os perigos envolvidos nas diversas formas de amar. Após a exibição dos filmes, haverá um debate com os alunos sobre o assunto.

Os filmes serão exibidos no Auditório do Câmpus Lages do IFSC, às 19h, para alunos do IFSC e alunos do Ensino Médio das Escolas Estaduais São Judas Tadeu e Zulmira Auta da Silva. Para contar com a participação dos alunos do período noturno dessas escolas – que acabaram ficando de fora da última edição do projeto -, optou-se por exibir à noite todos os filmes do primeiro ciclo de cinema.

Tema

Os três filmes do primeiro ciclo retratam relações amorosas não-convencionais ou que acabam se tornando diferentes daquelas que as pessoas estão acostumadas a ver. “Todos nós temos uma visão muito idealizada e cristã do amor, então procuramos trazer filmes que coloquem o espectador numa posição desconfortável, confrontando-o com a realidade da traição, da doença ou da morte da pessoa que se ama. As sessões comentadas servem de espaço integrador, para que alunos do IFSC e alunos de Ensino Médio das escolas estaduais da cidade possam dialogar sobre esses temas”, explica o professor Tiago Ribeiro, coordenador do projeto, que conta com o apoio das bolsitas Letícia de Abreu Dutra e Mayne de Souza.

Sessões

Dia 08/10 – Filme “Apenas uma noite”
Produção: França e Estados Unidos
Direção: Massy Tadjedin

Dia 09/10- Filme “Amor”
Produção: França, Áustria e Alemanha
Direção: Michael Haneke

Dia 10/10 – Filme “A Separação”
Produção: Irã
Direção: Asghar Farhadi

Sobre o projeto

O Projeto de Extensão IFSC Cinema promove a exibição de filmes em sessões comentadas e conta com a parceria da Fundação Cultural de Lages. Com a intenção de apresentar à comunidade filmes de arte, que não integram o circuito comercial das salas de cinema de Lages e da região, o projeto visa discutir esses filmes a partir de perspectivas variadas, como cultura, raça, gênero, poder e sexualidade.

Aqueles que tiverem interesse em receber uma sessão ou ciclo do projeto podem entrar com contato com o professor Tiago Ribeiro pelo telefone 3221-4247.

Tags: