Projeto de Formação Docente capacita professores no Câmpus Florianópolis

8. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Gestão de Pessoas, Matérias

formacaoprofessores_GUm projeto criado pela Diretoria de Ensino e pela Coordenadoria Pedagógica está ajudando os professores do Câmpus Florianópolis a desenvolverem a docência. Sob a coordenação das pedagogas Thais Guedes e Vera Lúcia de Souza, o projeto tem dois objetivos principais: a formação sistemática e o atendimento ao docente ingressante no IFSC.

“Temos muitos professores que vêm do bacharelado, onde não se toca na questão da docência. E a docência é um saber específico, que requer saberes específicos. Acredito que um diferencial no nosso curso é termos um espaço em que os professores são formandos e formadores”, conta Thais.

São encontros quinzenais, de duas horas cada, até dezembro. Nos intervalos, há ‘tarefas’ que devem ser feitas.

Segundo Thais, a principal dúvida que os professores trazem é o desafio de trabalhar com públicos tão diversos. “O importante é não perder de vista questões práticas no fazer, não queremos apenas apresentar teorias. Queremos vincular essa formação com o fazer, trabalhar com estudos de caso e também a base teórica”, explica Vera.

Para elas, é fundamental o educador saber quais as teorias pedagógicas que permeiam a docência, entender a responsabilidade social dele, saber que tipo de profissional ele está formando. “Não há prática pela prática, não há neutralidade. Queremos que o professor pense quais pressupostos estão por trás do fazer dele e a quem servem esses pressupostos”, detalha a pedagoga Thais.

Os encontros têm formatos dinâmicos, e o planejamento muda aula a aula, conforme a participação dos docentes. “De certa forma, queremos ser um exemplo, que o próprio curso mostre que é possível ensinar bem flexibilizando o plano de ensino, a metodologia, conforme a participação da turma e de cada estudante”, diz Thais. “O professor tem que perceber que é preciso focar no fim pedagógico e que ele deve estar em sintonia com as necessidades dos seus alunos”, complementa Vera.

Para 2014, a Diretoria de Ensino está se mobilizando, junto com os chefes de departamentos, para tornar o curso uma atividade imprescindível aos professores, especialmente os iniciantes.

Tags: