IFSC promove o primeiro Seminário Catarinense de Educação e Inclusão de Surdos

9. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Criciúma, Eventos, Matérias

seminario_siteO Seminário Catarinense de Educação e Inclusão de Surdos irá reunir, no Câmpus Criciúma, alunos, professores e pesquisadores para debater os direitos educacionais e sociais dos surdos. O evento é aberto ao público e acontece nos dias 10 e 11 de outubro. As inscrições podem ser feitas no Câmpus Criciúma ou no site do evento.

A abertura será nesta sexta às 19h com a apresentação do hino nacional em Libras e uma apresentação de dança. Às 19h30, será realizada a palestra “A importância da Libras na formação dos professores”, com Audrei Gesser.

No dia 11, haverá apresentação de coral de surdos às 8h30 e às 8h45 ocorrerá a palestra “Surdos, tradutores/ intérpretes e Língua Brasileira de Sinais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul”, com Ramon Cunha. Ainda durante a manhã, às 10h15, Gustavo de Amorim falará sobre o livro “Manual bem-humorado dos privilegiados auditivos” e às 11h Patrícia dos Santos Bonfante falará sobre a legislação brasileira para inclusão de Libras como disciplina curricular e sobre a formação de professores e instrutores.

No período da tarde, às 13h30 haverá a apresentação de uma peça teatral e às 13h50 uma mesa-redonda sobre “Educação de surdos – perspectivas e possibilidades”, em que participarão Albertina Serafim Daminelli (professora especialista em educação inclusiva e Libras), Silvia Vitali (presidente da Associação de Surdos de Criciúma) e Sônia Regina Rabelo Alves (professora da educação especial de Criciúma e mãe de um jovem surdo).

A coordenadora pedagógica do Câmpus Criciúma, Julia Clasen, explica que ao final do evento será elaborado uma carta-documento que será entregue às autoridades. “Nossa proposta é dar visibilidade à comunidade surda. Queremos debater os direitos educacionais e sociais dos surdos para que haja de fato uma política de inclusão”.

O evento tem como organizadores o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) dos câmpus Criciúma e Araranguá.

Os comenários não estão permitidos.