Alunos do Câmpus Criciúma visitam aldeia M’ ybia Guarani no Morro dos Cavalos

14. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Matérias

guaraniO professor de Sociologia Rodrigo Costa Lima do Câmpus Criciúma propôs uma atividade diferente para os alunos do sexto módulo dos cursos técnicos integrados em Edificações e em Mecatrônica. Ele levou 31 alunos para conhecerem a aldeia M’ybia Guarani no Morro dos Cavalos em Palhoça, no último dia 8. “Eu estou trabalhando com os alunos a questão da diversidade cultural e do preconceito e achei interessante que eles tivessem contato com outras culturas, conhecessem outras línguas e religiões. Escolhi a aldeia M’ ybia Guarani, porque há, atualmente, uma repercussão muito grande sobre a duplicação da BR-101, principalmente, no trecho que corta a terra indígena”.

moniqueMonique Denoni, aluna do curso técnico integrado em Edificações, nunca tinha visitado uma aldeia antes. “A minha visão sobre os índios mudou. Hoje eu vejo que as obras de duplicação da rodovia são um desrespeito ao território dos índios e eles estão no direito de reclamar. Uma amiga minha que não fez a visita, comentou comigo esses dias que achava que os índios não deveriam reclamar, porque eles não compraram aquelas terras. Mas na hora eu os defendi e disse que não era bem assim”.

guarani1

Durante a visita, os alunos conheceram a escola indígena e fizeram uma trilha que leva até os mananciais de água e as áreas utilizadas para a caça. Eles ainda assistiram a uma apresentação de dança, testaram suas habilidades no arco e flecha e tiveram seus rostos pintados.

Após a visita, os alunos irão organizar um relatório etnográfico contando suas observações. “Essa foi a primeira saída de campo que eu propus e pretendo realizar outras. Minha ideia é levar algumas turmas para conhecerem uma outra aldeia aqui no Sul do Estado que fica em Imaruí”, afirma o professor.

Tags: ,