Curta produzido no Câmpus Chapecó foi exibido na TV Escola

15. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Matérias

O curta-metragem “Besourinha”, produzido por estudantes do Câmpus Chapecó e vencedor do concurso “Esporte para todos: meu roteiro de inclusão”, foi exibido em 20 de outubro, às 11h e 22h, pela TV Escola, canal público do Ministério da Educação (MEC) transmitido via satélite, TV a cabo e antena parabólica. O curta de ficção de 12 minutos conta a história de uma menina que sofre bullying na escola e tem nas aulas de educação física a oportunidade de conquistar o respeito dos colegas.

besourinha1O roteiro de Besourinha foi elaborado pela estudante Sarah Hellen Vieira, do curso técnico integrado em Informática, com base em fatos reais e auxílio do professor de Artes do Câmpus Chapecó, Gerson Witte. O curta concorreu com outros 106 projetos de todo o Brasil no concurso “Esporte para todos”, promovido pela TV Escola.

Depois de escolhido como vencedora, a ideia da aluna do IFSC começou a ganhar forma com apoio da TV Escola. Além de Sarah e Gerson, os estudantes Germano Nehring (produtor), Daniel Mello Konflanz (montador), Eduardo Erik Trojan (codiretor e som direto) e Luís Henrique Pagliarini (fotógrafo) participaram de oficinas de capacitação no Rio de Janeiro realizadas com a equipe da TV e outros profissionais das áreas de roteiro, produção, direção, fotografia, som e finalização. Na sequência, foi a vez de a equipe da TV Escola ir a Chapecó auxiliar os alunos e o professor do IFSC a produzir o vídeo.

Na história, Sarah é uma menina adolescente vítima de bullying na escola. Apelidada ironicamente de Besourinha pelos colegas da turma, Sarah sonha em deixar de ser invisível aos olhos dos outros. Nas aulas de educação física, uma nova modalidade é introduzida: o rúgbi, esporte famoso no mundo pelo jogo forte e de contato. Para Sarah, mais que uma atividade física, o esporte é um desafio, pois poderia ser mais um motivo de rejeição, apelidos e risadas por parte dos colegas.

Confira aqui um making of do curta e aqui o vídeo completo. Para saber mais sobre o concurso e o curta Besourinha, leia matéria produzida no Link Digital em março de 2014.