Mesas-redondas discutem prevenção e cuidado com animais

15. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

gaspar-bem-estar-animalA prevenção do câncer e o cuidado com animais de rua foram tema de duas mesas-redondas da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Câmpus Gaspar na manhã de quarta-feira, dia  15.

Representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Gaspar falaram sobre a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama e de útero. Participaram alunos dos cursos regulares, Mulheres Mil, Mulheres Sim e servidores. A enfermeira Cláudia Machion, da Rede Feminina, explica que o objetivo é alertar as pessoas sobre a importância da detecção precoce da doença, que torna o tratamento menos doloroso e mais eficaz.

Cláudia explica que tanto o câncer de mama quanto o de útero têm sido detectados em pessoas cada vez mais jovens, por isso a importância da palestra para os alunos. “Os meninos também precisam se cuidar, pois eles transmitem o HPV, que é o vírus causador do câncer de colo de útero”, completa Cláudia. Ao final da mesa-redonda, muitos estudantes fizeram perguntas, uma oportunidade de esclarecer dúvidas sobre os exames indicados para detectar essas doenças, como a mamografia e o papanicolau. “Muitas vezes os jovens acham que não precisam se prevenir, mas alertamos que eles precisam se cuidar desde cedo”, completa Cláudia.

A segunda mesa-redonda da manhã debateu o abandono de animais domésticos. Participaram o diretor de Bem Estar Animal da Prefeitura de Blumenau, Eliomar Russi, e duas representantes da Associação Protetora de Animais de Blumenau, Bárbara Lebrecht e Evelin Husher.

Segundo Bárbara, o Brasil tem hoje a segunda maior população de cães e gatos do Planeta, atrás apenas dos Estados Unidos. A Aprablu recolhe animais de rua e os encaminha para adoção. São cerca de 50 cachorros e 20 gatos recolhidos mensalmente, sendo que hoje a entidade tem cerca de 250 animais que podem ser adotados. A Aprablu também promove a castração de cães e gatos, uma forma de controlar a população desses animais. “Cada um de nós é responsável pelos animais que tem e pelos que estão na rua. Não podemos esperar somente os órgãos públicos”, alerta Bárbara.

Eliomar comanda um projeto pioneiro, o Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread), da Prefeitura de Blumenau. O Cepread funciona como um “hospital” para cães e gatos, que após tratados, são devolvidos aos donos ou doados. A ambulância veterinária do Centro atende a ocorrências, porém, somente recolhe os animais que realmente precisam de algum atendimento. “Queremos que as pessoas se conscientizem, não abandonem seus animais por saber que alguém vai recolhê-los”, destaca Eliomar.

O Cepread também realiza a castração e vacinação dos animais, além de promover campanhas de adoção. Eliomar deu alguns conselhos para a plateia de alunos, como denunciar maus tratos a animais, compartilhar apenas informações verdadeiras sobre o assunto na internet e, principalmente, cuidar bem dos animais de estimação. Ele alerta que o número de animais abandonados é alarmante e traz riscos também às pessoas, como transmissão de doenças e acidentes de trânsito.

Tags: , ,