Câmpus Florianópolis-Continente tem palestra sobre cozinha saudável e responsável na SNCT

17. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias

ddsc00020A primeira atividade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014 (SNCT) e da Semana de Eventos Integrados (SEI) do Câmpus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que iniciou após a abertura do evento, no auditório da Reitoria, trouxe discussões sobre sustentabilidade e o modo como estamos cuidando da nossa saúde e do planeta. A palestra “Cozinha Saudável e Responsável: compromisso com um novo paradigma”, ministrada pela professora da Assesc/Estácio Ana Rita Cohen, propôs uma reflexão sobre os hábitos alimentares da população mundial que, de forma direta e indireta, tem causado danos severos a todos os seres vivos.

A palestrante chamou a atenção para a qualidade da matéria-prima de pratos e alimentos que ingerimos diariamente. “Nunca se comeu tanto fora de casa como hoje. Quando se vai ao restaurante e se escolhe algum prato, você está pedindo o seu alimento finalizado, mas e aí? De onde vêm esses alimentos? Qual a matéria-prima utilizada? Como o boi que deu origem a esse bife foi criado? Esse tomate é transgênico?”, questionou.

Ana Rita também destacou que a indústria tem grande responsabilidade pelos maus hábitos alimentares das pessoas. “Nós estamos vivendo uma era em que o ser humano nunca esteve tão doente. Não só o ser humano, todas as espécies vivas, assim como o planeta inteiro, está em um desequilíbrio absurdo com o ecossistema”. Ainda sobre a urgência em mudanças na alimentação e na produção de alimentos, frisou que “a indústria de suplementos nutricionais tem competido junto com a indústria farmacêutica, devido a falta de nutrientes básicos nos alimentos e as doenças que se proliferam por essa carência”.ddsc00017

A problemática da produção em massa de alimentos industrializados e da saturação da agricultura com produtos químicos que poluem o solo também foi levantada pela palestrante. Ana Rita ressaltou a importância da preferência a produtores orgânicos e empresas com responsabilidade ambiental, em prol da agricultura cooperativa e livre de transgênicos, além de outras atitudes que provoquem menos impacto ao meio ambiente.

Ana Rita é formada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado, de São Paulo e, quando foi para os Estados Unidos, formou-se em Gastronomia e se especializou em Nutrição à base de plantas e Fitoterapia. Atualmente, é professora da Pós-Graduação de Gastronomia e Fundamentos da Nutrição na Assesc/Estácio e é certificadora do selo Cozinha Saudável-Responsável (CSR), inspecionado pela Ecocert Brasil, que tem como conceito básico a sustentabilidade em todo o processo de produção e que busca introduzir ações corretas e responsáveis em empresas, através de consultoria e acompanhamento de trabalho.

Para saber mais sobre o selo CSR, clique aqui.