Cultura também se aprende no Câmpus Gaspar

20. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Informes, Matérias
Noite de Talentos

A programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Câmpus Gaspar contou com uma completa programação cultural. Da abertura ao encerramento, todas as atividades tiveram alguma apresentação musical, de teatro ou dança.

No dia 15, o período noturno foi reservado para a Noite Cultural, com apresentações musicais e declamação de poesias pelo grupo “Pura Poesia”. No encerramento, uma homenagem surpresa aos professores.

Na tarde do dia 16, os o grupo de teatro Educarte apresentou a peça “Juízo Final” aos alunos da Escola Básica Agenor Zimmermann, que fica em frente ao Câmpus. Foi a primeira apresentação do grupo fora do IFSC.

Banda "Inimigos do Ritmo"

Banda “Inimigos do Ritmo”

A coordenadora da SNCT 2014 no Câmpus, professora Gisele Luz Cardoso, explica que as apresentações de dança e teatro são resultado das oficinas realizadas com os alunos dos cursos técnicos integrados em Química e Vestuário. Já as apresentações musicais ficaram por conta dos próprios estudantes. “Não temos nenhum projeto ligado à música, mas muitos dos nossos alunos fazem aulas de música e há um entrosamento entre eles, muitas vezes entre calouros e veteranos”, explica Gisele.

Os estudantes do curso técnico integrado em Química, Juliana dos Anjos Pacheco, 17 anos, do quinto módulo, Júlia Gonçalves, 16 anos, do quarto módulo, e Arthur Vitorino Wagner, 17 anos, do sexto módulo, atuam juntos nas apresentações teatrais e de música. Todos já fizeram aulas de teatro, canto ou música fora da escola e agora se apresentam juntos. Para Juliana, as atividades culturais são um diferencial do Câmpus. “A escola dá importância para a cultura. Tem sempre alunos envolvidos. Na Noite Cultural, por exemplo, surgiram talentos que a gente nem sabia”, completa aluna, que se apresenta com violão no grupo de teatro.

Animação na Noite de Talentos

Apesar do talento para as artes, os três amigos destacam que pretendem seguir carreiras diferentes, mantendo a música e o teatro como passatempo. Porém, são unânimes ao afirmar o crescimento pessoal que essas atividades trazem. Juliana explica que as artes ajudam a desenvolver a sensibilidade e as relações humanas, importante para ela, que quer cursar Psicologia.

Teatro na Escola Báscia Armando Zimmermann

“O teatro me ajudou a me expressar, a falar em público, mostrar minhas ideias. Hoje consigo olhar olho no olho das pessoas, é algo bem pessoal”, conta Júlia. Para Arthur, que toca violino, piano e violão, as primeiras apresentações o deixaram bastante nervoso, mas agora ele já se acostumou e se apresenta com naturalidade. Júlia resume: “tudo se reflete em sentimento, pela arte e um pelo outro. A gente se gosta, e gosta do que a gente faz”.

Tags: