Encerramento da SNCT do Câmpus Gaspar destacou políticas de ingresso, permanência e êxito

20. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias
Professora Ana Paula contou a história da educação em Blumenau e região

Além dos alunos dos cursos técnicos e integrados, pais e estudantes dos cursos Pronatec e Mulheres Mil também participaram da mesa-redonda de encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Câmpus Gaspar, dia 16 de outubro. Todos puderam conhecer as políticas de acesso, permanência e êxito desenvolvidas pela instituição.

Foram abordados temas como o Programa de Atendimento a Alunos em Vulnerabilidade Social (Paevs) e as bolsas de estágio, pela assistente social Thayse Costenaro Morais, as políticas de inclusão de gênero, como os programas Mulheres Mil e Mulheres Sim, por Ania Tamilis da Silva, coordenadora dos programas na Reitoria, além do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), com a diretora de Ensino do Câmpus, Ana Paula K. da Silveira.

O objetivo foi informar os participantes sobre as políticas voltadas para benefício dos alunos, para que além de ingressarem no IFSC, possam também concluir o curso e, o mais importante, inserir-se no mercado de trabalho. A professora mediadora do debate, Giane Carvalho, destacou que a permanência nos cursos não diz respeito somente aos cursos técnicos, mas também à continuidade nos estudos, seja em cursos superiores e mais adiante, na pós-graduação.

Segundo dados apresentados, o Câmpus Gaspar foi um dos pioneiros em implantar o programa Mulheres Mil em 2011. Agora, está entre os oito câmpus que estão desenvolvendo o projeto piloto do Mulheres Sim. Quanto ao Paevs, atualmente são atendidos 120 alunos de cursos técnicos e 16 alunas do Mulheres Sim. “As bolsas de estudo são um direito, não uma benesse”, afirmou Tayse.

No encerramento, a professora Ana Paula contou a história do desenvolvimento da educação em Blumenau e região. Ela destacou a importância da qualificação para o acesso a empregos e a promoção do desenvolvimento regional. “A educação é muito mais que um bom emprego, uma casa na praia e um carro. A educação significa cidadania, participação social, valores e cultura”, finalizou.

Tags: