Oficinas complementam conhecimentos da sala de aula no Câmpus Gaspar

20. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias
Oficina de Modelagem Intuitiva

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Câmpus Gaspar do IFSC contou com diversas oficinas, ministradas pelos próprios professores ou convidados, de 14 a 16 de outubro. Foram abordados temas variados, como cinema, modelagem intuitiva, velas aromáticas, discussão sobre gênero, cerimonial, como elaborar um currículo, química doméstica, danças circulares, entre outras. Os alunos ainda apresentaram os projetos desenvolvidos em sala de aula na exposição de banners, no hall do Câmpus.

Segundo a coordenadora da Semana, professora Gisele Luz Cardoso, o objetivo foi realizar as oficinas com os professores, “uma ótima oportunidade de descobrir novos talentos no Câmpus”.

Uma das oficinas mais concorridas foi a de Cinema, ministrada pelo cineasta Armin Reichert, da Usina de Cinema de Lages. Nos dois dias de oficina, 15 e 16 de outubro, os alunos tiveram contato com a teoria da linguagem cinematográfica e também fizeram algumas filmagens e a montagem de um mini-documentário sobre a Noite Cultural do dia 15. “Agora os alunos podem usar a técnica de cinema nos seus projetos pessoais, além de fazer uma leitura mais técnica de filmes e outras produções”, destaca Armin.

Oficina de cinema

A estudante Karolin Mafra Tarter, 17 anos, do curso técnico integrado em Química, escolheu a oficina por gostar de cinema. “A gente passa a ter uma visão social do cinema, sabe que a produção é coletiva. Assim, aprendemos também a trabalhar em grupo”, comenta.

A oficina de cinema foi financiada pelo edital de pequenos projetos do Proex. A professora de Língua Portuguesa Paula Clarice S. G. de Jesus, que submeteu o projeto, destaca que o letramento dos alunos em outras linguagens , como o cinema, contribui forteme

Exposição de banners

nte para a formação geral deles. Também é uma forma de desenvolver várias habilidades, como expressar ideias e ter uma visão crítica sobre o cinema.

O diretor do Câmpus Gaspar, Sérgio Seitsi Uda, destaca que a esta é a quarta SNCT realizada no Câmpus e que a cada ano aumenta o número de oficinas e a diversidade do evento, além do número de participantes. “Tivemos muitas oficinas com inscrições encerradas com antecedência. Tivemos mais alunos inscritos, além dos servidores e da comunidade externa”, destaca. “A Semana é muito importante para o Câmpus, pois mostra o que se realiza aqui em ternos de pesquisa e extensão”, completa.

O objetivo, agora, segundo o diretor, é abrir o Câmpus para a comunidade externa. Na segunda-feira, dia 20, a instituição vai receber alunos de instituições públicas da região e na terça-feira, dia 21, uma comissão  por empresários, representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Queremos mostrar para a comunidade externa a nossa excelência”, completa o diretor.

Tags: