Câmpus Florianópolis forma alunos em dois cursos pelo Pronatec

21. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

SONY DSCDuas turmas de cursos oferecidos via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) formaram-se no Câmpus Florianópolis: Recepcionista em Serviços de Saúde e Mestre de Obras. A cerimônia foi realizada na quinta, dia 16. Uma turma de Recepcionista em Serviços de Saúde já havia se formado no começo do mês.

Os alunos foram representados pela fala do orador Naraldo de Souza Fagundes, do curso de Mestre de Obras. Em seu discurso de agradecimento, ele lembrou da importância da troca de experiências e de como o curso, antes mesmo da formatura, já havia feito diferença na vida profissional deles. “Alguns já foram promovidos e reconhecidos pelas empresas onde trabalham. Além disso, foi grande o companheirismo. Ganhamos até outros nomes. Eu, que sou mais velho, ganhei o apelido de Matusalém”, contou.

SONY DSCNaraldo e seus colegas de turma também aproveitaram para fazer uma homenagem a Luiz Carlos Franco Matiaz (com a filha, na foto à direita). Diagnosticado com câncer de próstata há oito anos, durante os meses do curso ele teve algumas crises e pensou em desistir. “Mas meus colegas não deixaram. Se ofereceram para levar o conteúdo das matérias para mim, me incentivaram”, lembrou Matiaz.

SONY DSCOutra história de superação é a de Sirlene Ferreira Fernandes, 39 anos. Em 2010, ela fez o Proeja no IFSC e, desde então, procura se manter em constante aprendizado. “Eu percebi que o IFSC te abre portas. Quando você diz que estudou no IFSC, as empresas te olham diferente”. Ela formou-se em Recepcionista em Serviços de Saúde, mas já está fazendo outro curso Pronatec no câmpus, o de Operador de Computador. “Que adianta eu saber recepcionar um paciente em uma clínica, mas não saber mexer direito no computador? Acho que um curso complementa o outro”, finalizou Sirlene.

Tags: