Formatura do Pronatec destaca importância dos cursos para o trabalho e para a vida

24. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

Capacitação profissional, melhoria da qualidade de vida e da autoestima, ampliação do conhecimento, troca de experiências, novas amizades e novas oportunidades. Foram muitas as vantagens citadas pelos formandos dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na noite desta quinta-feira (23), durante a cerimônia de formatura dos cursos de Assistente de Produção Cultural e, pelo programa Mulheres Mil, de Auxiliar de Cozinha e Operador de Computador, na Câmara de Vereadores.

No total, noventa alunos participaram dos cursos ofertados pelo Câmpus Joinville do IFSC, em parceria com a Prefeitura de Joinville, através da Fundação Cultural, Secretaria de Assistência Social e Fundação Municipal Albano Schmidt (Fundamas).

O diretor do Câmpus, Maurício Taques, ressaltou a disponibilidade dos alunos em buscar qualificação, independente da idade e do tempo que ficaram longe da escola. “O importante é estar pronto para as novas experiências, sempre existem oportunidades para quem tem interesse”, destacou.

Já a coordenadora Adjunta do Programa Mulheres Mil, Ania Tamilis da Silva, usou a palavra
disposição para caracterizar o sucesso dos cursos realizados em Joinville, tanto da equipe de trabalho quanto dos alunos, especialmente no caso dos cursos de Auxiliar de Cozinha e Operador de Computador, que ela acompanhou desde o início.

Para o diretor executivo da Secretaria de Assistência Social, Fabio Luis de Oliveira, não existe nada mais forte que o conhecimento. “O empoderamento do conhecimento transforma o ser humano e o ajuda a fazer melhores escolhas, para si mesmo, para a família e a sociedade”, enfatizou.

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito e presidente da Fundação Cultural, Rodrigo Coelho, a orientadora educacional da Fundamas, Esídia Lafin, o coordenador geral do Cesavi Aventureiro, Vilmar Borba, e coordenadores, técnicos e professores locais do Pronatec.

Incentivo à produção cultural

“Para quem tem veia artística ou se identifica com a área de Humanas, o curso é fantástico”, elogiou Pedro Xavier da Rosa Neto, que se formou no curso de Assistente de Produção Cultural, junto com sua prima, Cristiane Zanluca Rothbarth. Ele é designer gráfico e trabalha no setor de Comunicação da Fundação Cultural e ela é professora de português na rede estadual de ensino. Os dois fizeram o curso porque têm paixão pela área cultural e de eventos.

Como o curso está relacionado à produção cultural no sentido de auxiliar na implementação de projetos de produção de espetáculos artísticos e culturais (teatro, dança, exposições), audiovisuais (cinema, vídeo, televisão, rádio e produção musical) e multimídia, Pedro e Cristiane saíram realizados e empolgados para colocar em prática o que aprenderam, nas suas profissões.

“A mina do tesouro foi mapeada, agora precisamos lapidar as joias que vamos encontrando. E, em Joinville, há muitos artistas a serem produzidos. Minha vontade de trabalhar com produção cultural local aumentou muito e o curso me deu suporte para isto”, destacou Pedro. Já a professora Cristiane espera levar mais criatividade para a sala de aula. “O professor precisa ser criativo e dinâmico para dar conta do trabalho. Agora, estou mais preparada para trabalhar com dança, teatro e música com meus alunos”, enfatizou.

Prontas para recomeçar

Simone Aparecida de Lima, que fez o curso de Operador de Computador, e Nair Amaral, formada como Auxiliar de Cozinha, a exemplo das demais alunas do Mulheres Mil, descobriram, através do programa, que sempre é possível recomeçar e, mais do que isto, encontraram nas aulas meios para concretizar seus sonhos.

Vendedora aposentada, Nair entrou no programa para fazer novas amizades, melhorar a autoestima e aprender a cozinhar melhor. O que ela não esperava era transformar o passatempo em profissão. Mesmo antes de terminar o curso, dona Nair já estava famosa por seus quitutes. Ela faz doces artesanais por encomenda e suas especialidades são os cookies, o pão de mel e o beijo baiano. Mas, para a filha Vanessa do Amaral, o destaque mesmo fica por conta do empadão. “Minha mãe era péssima na cozinha e, agora, está ótima. O empadão dela é maravilhoso”, contou a filha, destacando que as melhorias não ficaram só na cozinha. “Ela está muito mais feliz, fez novas amizades e está com a autoestima nas alturas”, elogiou.

Quem também está renovada é Simone, que encontrou no curso motivação para voltar a estudar. “Tinha medo de voltar a estudar, de não dar conta. Agora, estou mais segura e sei que o fato de já saber a trabalhar com o computador vai facilitar os estudos e até ensinar os meus filhos”, contou Simone, que tem três filhos. Ela ainda precisa terminar o ensino fundamental, mas já faz planos para quando concluir o ensino médio. “Vou fazer o curso Técnico em Enfermagem no IFSC”, assegurou.