Palestra no Câmpus Joinville esclarece dúvidas sobre câncer de mama

24. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Eventos, Matérias

O câncer de mama é segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), somente neste ano, 57 mil mulheres serão diagnosticadas com a doença. As informações foram repassadas pela enfermeira e professora do curso Técnico de Enfermagem do Câmpus Joinville, Dayane Clock, em palestra realizada na última sexta-feira (17), no auditório do IFSC, durante a programação do Outubro Rosa.

Apesar das campanhas frequentes e da popularização do Outubro Rosa, Dayane Clock lembrou que as mulheres ainda têm muitas dúvidas sobre o câncer de mama, especialmente sobre a eficácia do autoexame e da necessidade das consultas de rotina e da mamografia, indicada a partir dos quarenta anos. “As mulheres estão mais preocupadas com sua saúde, mas ainda não atingimos o patamar ideal de informação e de sensibilização”, ressaltou a enfermeira, que trabalha com palestras sobre saúde da mulher desde que se formou, em 2003.

Com a ajuda de próteses e material didático, a enfermeira mostrou como o câncer pode ser diagnosticado precocemente, o que possibilita altas chances de cura. Ela explicou o passo a passo do autoexame de mama e alertou que, embora seja importantíssimo, o autoexame não substitui o exame clínico das mamas, que deve ser feito regularmente por profissionais da saúde.

Seleta Iolanda de Assunção, de 72 anos, faz mamografia anualmente desde os 48 anos e aproveitou para esclarecer todas as suas dúvidas. É que a sua nora teve câncer de mama e já completou o tratamento. “Quando soubemos foi um desespero. Foi preciso muita coragem para passar por tudo isso”, conta, lembrando a importância da informação. “As palestras que participei antes me ajudaram a entender a doença e a controlar o desespero da família”, explica a aluna do curso de Operador de Computador, pelo Pronatec/Mulheres Mil.

O encontro foi finalizado com o sorteio de brindes e distribuição de salada de frutas, feita pelos alunos do 3º módulo de Enfermagem. Neste dia, os servidores também fizeram o Dia do Rosa no câmpus, ajudando na divulgação da campanha.

Tags: