Projeto de estágio de alunos do Câmpus Joinville ganha prêmio nacional

24. outubro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Eventos, Matérias

Depois de ter vencido a etapa estadual e de ter se classificado para a etapa nacional, o programa de gestão de estágios da empresa Fabio Perini, de Joinville, que conta com dois alunos do Câmpus Joinville do IFSC, conquistou no dia 16, em Recife (PE), o Prêmio Nacional IEL Melhores Práticas de Estágio 2014, na categoria Médio Porte. O aluno Daniel Steil Alves, do 8º módulo do curso Técnico Integrado de Eletroeletrônica, e o professor coordenador do estágio, Jorge Guedes, receberam a premiação junto com a coordenadora de Estágio da empresa, Andrea Alves de Siqueira.

O projeto vencedor trata da automação do sistema de iluminação implantado na empresa Fábio Perini que possibilitou a economia de 70% de energia elétrica na área de aplicação do sistema e de 7% na conta total de energia elétrica da fábrica. Ele foi elaborado por um grupo de sete estagiários da empresa, que além de Daniel também conta com a participação de outro aluno do IFSC, Guilherme de March.

O Prêmio IEL de Estágio destaca experiências de nível técnico e superior. Os nove premiados, em três categorias (pequeno, médio e grande porte), passaram por uma seleção de 33 projetos que levou em conta critérios como o desenvolvimento do estudante, o acompanhamento efetivo, a qualidade da supervisão oferecida, a interação entre o estudante e o orientador e os incentivos do ambiente de trabalho para o desenvolvimento profissional do estudante.

Daniel acredita que o diferencial do projeto de Joinville foi a união de três aspectos muito importantes: responsabilidade social, responsabilidade ambiental e inovação tecnológica. “Participar de um projeto desse porte está sendo muito importante, é uma grande oportunidade de colocar em prática o que vemos em sala de aula e ampliar o conhecimento”, ressalta. Ele conta que a proposta de aprimoramento da iluminação foi repassada aos estagiários, que assumiram a responsabilidade e levaram o projeto à frente, com o suporte e o incentivo da empresa.

Professor Jorge Guedes elogia a organização do evento e sua importância no ramo industrial, o que valoriza ainda mais o trabalho realizado pelos estagiários e pela empresa – a única da região Sul do país a ser premiada no concurso. Ele lembra que o estágio tem justamente este papel de oferecer ao aluno um conhecimento diferenciado do mercado de trabalho, proporcionando novas experiências e a troca de conhecimentos.

O professor também destaca a importância do estágio para o IFSC, que pode, através da atuação de seus alunos, avaliar as necessidades das empresas e se o formando está adequado à realidade do mercado. “Neste sentido, temos um retorno bem positivo dos nossos estagiários, o que comprova a qualidade do ensino ofertado pelos nossos cursos técnicos”, elogia.

Tags: ,