Cooperação técnica pretende fortalecer setor agropecuário

3. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Governo Federal, Matérias

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) realizaram neste mês de outubro um ciclo de discussões para o estabelecimento de cooperação técnica voltada ao fortalecimento da educação profissional e da inovação no setor agropecuário brasileiro.

O plano de trabalho é amplo e inclui atividades como elaboração de material didático, oferta de cursos de especialização técnica de nível médio e de treinamentos à distância, oferta compartilhada de cursos de pós-graduação profissional em rede, promoção de eventos técnico-científicos e a criação de polos de inovação agropecuários.

O diretor de desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica da Setec, Oiti José de Paula, acredita que o acordo possibilitará condições técnicas para um novo salto na evolução do setor agropecuário brasileiro. “A Embrapa tem desenvolvido um papel primordial no aprimoramento da pesquisa e de novas tecnologias para o setor”, observou. “Já os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, com toda a sua capilaridade, tem forte tradição na formação de profissionais e disseminação de técnicas de produção. Portanto, a união desses atores institucionais representa um avanço para o desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro, pelo foco na formação profissional e na inovação.”

Para o diretor-executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf Jr., o acordo é a realização de um antigo sonho de cooperação com o ensino federal profissionalizante e tecnológico. “Queremos aproveitar a capilaridade das unidades da Embrapa e dos institutos federais para formar redes fortes e amplas por todo o país, trabalhando para superar a grande deficiência de técnicos no campo.”

O acordo tem assinatura prevista ainda para 2014. As atividades serão coordenadas por uma comissão de avaliação e monitoramento, composta por representantes da Setec, Embrapa, Conif e do MDA.

De acordo com o secretário de Agricultura Familiar do MDA, Valter Bianchini, o fortalecimento do ensino de nível médio é imprescindível para manter os jovens no campo, um dos principais desafios nas pequenas propriedades. “Vamos colocar nosso conhecimento nesse projeto para formar mais agentes rurais, investir em capital humano.”

Larissa Morais com Assessoria de Imprensa da Setec