Integra é lançado em evento na Reitoria

4. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias, Reitoria

Foi lançado na sexta-feira, dia 31, o Integra, projeto de implantação do novo Sistema Integrado de Gestão do IFSC (SIG). O Integra tem como objetivo facilitar a implantação do SIG, que reúne diversos sistemas em uma plataforma única, facilitando o acesso à informação e agilizando os processos da instituição. A implantação do SIG começou em agosto de 2013 e vai durar três anos e meio. A cerimônia de lançamento, que marcou as comemorações pelo Dia do Servidor, ocorreu no Auditório Professor Marcos Cardoso Filho, na Reitoria.

Reportagem da IFSCTV sobre o lançamento do Integra

O portal do Integra, disponível no endereço integra.ifsc.edu.br, reúne informações sobre a implantação do SIG, como cronograma, tutoriais e vídeos de treinamento, notícias e a descrição dos módulos e subsistemas que o compõem. O objetivo é familiarizar os servidores e alunos da instituição com o SIG e facilitar a sua utilização pela comunidade acadêmica.

“Todos os servidores vão se envolver com o novo sistema. Vamos sair do nosso hábito para uma nova forma de trabalhar, por isso é fundamental a participação de todos no processo de implantação”, disse a reitora Maria Clara Kaschny Schneider. Hoje em fase implantação, o sistema integrado já começa a fazer parte da vida dos servidores. A marcação das férias dos servidores para 2015, por exemplo, foi feita em um dos subsistemas do SIG, o SIGRH.

A implantação do SIG pelo IFSC teve sua origem na necessidade da instituição de desenvolver cerca de 30 sistemas. “Precisávamos de uma sistema integrado, e não de 30 de soluções independentes”, afirmou o diretor de Tecnologias da Informação e da Comunicação, Emerson Ribeiro de Mello. A escolha foi por um sistema já usado em outra instituição de ensino: a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O SIG é dividido em quatro subsistemas e 51 módulos. A ordem de implantação dos módulos seguiu requisitos tecnológicos e indicação dos diversos setores do IFSC, por meio do Comitê de Tecnologia da Informação. Para cada módulo, há um responsável do setor ao qual ele diz respeito, que interage com a Diretoria de Tecnologias da Informação e da Comunicação (DTIC). O responsável pelo módulo envolve seus pares para a capacitação e conscientização. Por fim, a DTIC interage com uma empresa contratada para que ela faça a implantação e manutenção do SIG.

Para ajudar os servidores e alunos a compreender o que é o SIG, a Diretoria de Comunicação (Dircom) criou, além do site (em parceria com a DTIC), dois vídeos de curta duração (1min10s e 1min20s) para explicar o sistema aos usuários. Os vídeos estão disponíveis no site do Integra e no canal da IFSCTV, setor da Dircom, no YouTube. A diretora de Comunicação, Waléria Külkamp Haeming, lembrou que é necessário mudar o modo de trabalhar para se adaptar ao SIG. “Existe um ditado que diz: ‘o difícil não é incorporar o novo, é jogar o velho fora’. O SIG é uma revolução no nosso modo de trabalhar.”

Acompanhe o site do Integra para saber mais sobre o SIG.

Tags: