Professora do Câmpus Canoinhas conhece trabalhos de escolas municipais em Feira Agropedagógica

6. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Matérias

feira agropedaggica 1Produção de farinha de mandioca e polvilho de forma artesanal, estudo das diferenças de condições de crescimento de plantas com presença e ausência de luz, acompanhamento da precipitação pluviométrica e armazenagem da água da chuva em cisterna. Os projetos, que até poderiam ser de alunos do Câmpus Canoinhas do IFSC, são de alunos da rede municipal de Canoinhas, apresentados durante as Feiras Agropedagógicas realizadas durante o mês de outubro.

feira agropedaggica 3A professora Cristiany Martins, do Câmpus Canoinhas, no dia 17 de outubro, visitou a Feira do Grupo Escolar Municipal Reinaldo Krüger, localizado no Industrial I, que também atende alunos das localidades de Parado, Matão, Taunay, Capão do Erval, Papuã, Sereia, Cerrito e Caraguatá, e conheceu os projetos interdisciplinares desenvolvidos por alunos da área rural do município.

“Os alunos, muito simpáticos e bem orientados, apresentaram diversos projetos interdisciplinares desenvolvidos em turno e contraturno na escola, ligado especialmente à agroecologia”, contou, lembrando que o perfil dos alunos corresponde ao dos estudantes dos cursos técnicos do IFSC de Agroecologia e Agroindústria.

Educação do Campo

O Programa Interdisciplinar de Educação no Campo, desenvolvido pela prefeitura de Canoinhas, por meio da Secretaria de Educação, busca inserir novas práticas pedagógicas no currículo escolar básico dos alunos de localidades rurais do município. Bastante conhecido pelas comunidades interioranas, ano a ano, o programa vem tendo destaque regional, estadual e até nacionalmente.

feira agropedaggica 4Além dos conteúdos básicos de sala de aula, no Programa Interdisciplinar de Educação no Campo, os alunos das escolas rurais de Canoinhas recebem instruções de algumas áreas específicas. No Eixo Humano, estudam conteúdos sobre alimentação, saúde, higiene, sexualidade, família, trabalho, ciências e tecnologia, cultura, artesanato e associativismo/cooperativismo.

Outro eixo abordado com os alunos do campo é o Agrossilvipastoril, onde eles recebem aulas sobre meio ambiente, agricultura, olericultura, silvicultura, solo, mecanização agrícola, agrotóxicos, saneamento, paisagismo, jardinagem, irrigação, drenagem, bovinocultura de leite, corte, suinocultura, avicultura, piscicultura e pequenos animais. Além dos professores que trabalham com os alunos, eles ainda recebem aulas práticas com técnicos agrícolas.