Reitoria promove o II Encontro de Representação Estudantil

6. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias, Reitoria

encontro_estudantilRepresentantes dos alunos dos câmpus do IFSC tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e trazer demandas e questionamentos de seus colegas à reitora Maria Clara Kaschny Schneider e ao diretor de Assuntos Estudantis, André Soares Alves, no II Encontro de Representação Estudantil, realizado na quarta (5), na Reitoria.

Cerca de 40 estudantes de cursos técnicos e superiores, alguns dirigentes de grêmios estudantis e centros acadêmicos (CAs), participaram do encontro. Entre os temas que eles trouxeram para a discussão, estiveram as limitações de espaço físico nos câmpus, dificuldades de mobilização estudantil e estabelecimento de órgãos de representação dos estudantes (grêmios e CAs), problemas relativos a alimentação dos alunos no câmpus (como a qualidade das cantinas e o preço praticado por elas), oferta e procura por cursos e relacionamento entre alunos e professores.

encontro_estudantil2

(da esq. para a dir.) Ana Carolina, Larissa, Cleiton e Geraldo representaram os alunos do Câmpus Jaraguá do Sul

O Câmpus Jaraguá do Sul foi representado por quatro estudantes: Ana Carolina Xavier (curso técnico integrado em Química), Larissa Ferreiro (dirigente do Centro Acadêmico do Curso de Licenciatura de Ciências da Natureza com habilitação em Física, Cleiton Camargo (presidente do Centro Acadêmico do Curso de Licenciatura de Ciências da Natureza com habilitação em Física) e Geraldo Steffen (curso técnico subsequente em Malharia). Cleiton avalia que o encontro foi válido porque, por meio dele, o IFSC “dá voz ao aluno”. Já Larissa considera que um dos pontos positivos do evento foi conhecer a realidade de outros câmpus e comparar com o que ocorre em Jaraguá do Sul.

Elisângela Brasil, do curso superior em tecnologia em Gestão Hospitalar do Câmpus Joinville, representou os alunos do câmpus que são atendidos pelo Programa de Atendimento aos Estudantes em Vulnerabilidade Social (Paevs) do IFSC e considera que do encontro surgiram informações importantes para compartilhar com os colegas e orientá-los. “Esse encontro é uma forma de eu falar por mim e pelos outros alunos do câmpus.”

A reitora e o diretor de Assuntos Estudantis, além de responder aos questionamentos dos estudantes, explicaram o funcionamento de ações do IFSC que têm impacto na vida acadêmica do aluno, como a assistência estudantil e os processos licitatórios. “Tudo o que o IFSC faz é pensando nos estudantes. Por isso, é importante que eles se posicionem e que estejam organizados”, defende Maria Clara. O encontro de quarta-feira foi o segundo organizado pela Reitoria do IFSC – o primeiro ocorreu em julho – e a gestão pretende manter esse espaço interação com os discentes. “A ideia é ter momentos em que o aluno possa trazer suas dúvidas e demandas”, diz André.