Social Good Brasil discute uso da tecnologia para o desenvolvimento social

11. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

billion_sgbFlorianópolis recebeu na última semana o Seminário Social Good Brasil, no Teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC). Nos dias 5 e 6 de novembro, mais de mil pessoas e 40 palestrantes discutiram o uso da tecnologia para o desenvolvimento social. O evento contou com o apoio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Segundo os organizadores, com o avanço e a democratização da tecnologia nos últimos anos, disseminar ideias, empreender e criar iniciativas de mobilização está cada vez mais acessível. Todo esse potencial pode ser usado para transformar o mundo em um lugar melhor. Este ano, o seminário teve como tema “Protagonismo + Inovação Social: A nova ferramenta de mudança é você!”, reforçando a ideia de que mudar o mundo está ao alcance de todos.

“Um dos objetivos do Social Good Brasil é criar uma comunidade fértil e inteligente para a troca de ideias inovadoras que têm grande potencial de se materializarem na prática, além de compartilhar iniciativas que já estão funcionando”, define Carolina de Andrade, Diretora Executiva do Programa Social Good Brasil.

Entre os temas apresentados estavam economia colaborativa, campanhas digitais e o voluntariado, novas formas de engajamento cívico, o novo jornalismo como ferramenta de fortalecimento da democracia e o impacto da tecnologia na educação.

No caso específico da educação, a secretária de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina, Lucia Dellagnelo, lembrou que, de um ranking de 144 nações que usam tecnologia para melhorar a qualidade de vida e promover o crescimento econômico sustentável, o Brasil ficou em 60º e ressaltou que todos os índices demonstram que há uma conexão entre o uso da tecnologia na educação e a qualidade do ensino. Mila Gonçalvez, da Fundação Telefônica, concordou, mas lembrou que, apesar de ranking internacionais serem importantes, avaliações como o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos – ranking onde o Brasil vem apresentando queda) não valorizam qualidades desejáveis no século 21, como a autonomia, segurança e criatividade.

Para saber mais sobre o Social Good Brasil, clique aqui.

Tags: