Solenidade de abertura marca o início da 38ª Reditec

11. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Credito Vitor Dornelles2Em sua 38ª edição, a Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) tem como mote discutir os avanços e as perspectivas dos cincos anos de expansão da Rede Federal. O evento, sediado pela primeira vez em Porto Alegre, foi aberto oficialmente nesta segunda-feira (10), no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. Após a solenidade, o economista Márcio Pochmann ministrou uma palestra sobre a importância da formação profissional na nova economia, dando início às discussões sobre o ensino científico e tecnológico, que se estendem até quinta-feira (13).

Durante a cerimônia de abertura, acompanhada por cerca de 700 gestores das instituições federais de educação profissional e tecnológica, a reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFarroupilha), Carla Comerlato Jardim, falou em nome dos outros dois institutos que também integram a organização do evento – IFSul e IFRS. Ela destacou que o encontro chega a mais esta edição para pensar os passos da Rede Federal nos próximos quatro anos. A Reditec nos possibilita discutir os caminhos que a educação profissional ainda precisa trilhar para oferecer um ensino público, gratuito e de qualidade, buscando uma formação cidadã e emancipadora, ressaltou.

Como numa rede, o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Luiz Caldas, convidou os presentes a tecerem a malha para a composição de uma nova etapa na educação profissionalizante. O Brasil encontra-se na iminência de uma nova fase de desenvolvimento. Esperamos que a Rede Federal consiga traduzir esse propósito, integrando todas as faixas sociais numa formação humana e voltada para as pessoas, frisou.

O alcance da Rede Federal em diferentes territórios brasileiros também foi um ponto destacado pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Aléssio Trindade. Segundo ele, a criação dos institutos em 2008 estabeleceu um caminho novo na oferta educacional, possibilitando a essas instituições atuar em todos os níveis e integrar diversas camadas sociais. A expansão dos institutos para o interior e para as periferias das grandes cidades possibilitou atender populações que antes não tinham acesso à qualificação, salientou. De acordo com Trindade, o próximo desafio a ser enfrentado pela Rede Federal é a elaboração de diretrizes para o estabelecimento de um projeto pedagógico articulado.

Após a solenidade de abertura, os participantes acompanharam a palestra do economista Márcio Pochmann, que abordou os avanços e desafios da educação profissional no Brasil, a partir da recuperação da perspectiva histórica do desenvolvimento econômico do país. Um dos grandes problemas vivenciados pelo Brasil na atualidade, segundo Pochmann, é a alienação no entendimento das relações entre educação e trabalho no desenvolvimento. Reféns do curto prazismo, ele aponta a submissão do pensamento sobre educação às lógicas do mercado. Por outro lado, há um predomínio nas ciências humanas da visão pós-moderna, demasiadamente fragmentária, que nos impede de ter uma visão integralizante, destacou.

Credito Vitor Dornelles (1)Ao apontar as características dos grandes centros dinâmicos do mundo, o palestrante salientou que o Brasil, apesar de atualmente ser um país periférico, tem capacidade de se reposicionar no cenário mundial. Dentre as características dos países que se configuram como centros dinâmicos do mundo está a capacidade de produção e difusão tecnológica, sublinhou Pochmann, ao enfatizar a necessidade de pensar a educação e sua relação com o trabalho numa perspectiva de médio e longo prazo.

Entre as atrações da solenidade de abertura estiveram as apresentações culturais dos alunos dos institutos. O Hino Nacional e o Hino Rio-grandense foram tocados pelo conjunto de flauta doce do projeto Prelúdio, do câmpus Porto Alegre do IFRS e pela banda dos alunos do campus Ibirubá do IFRS, respectivamente. A condução do cerimonial também foi feita por alunos do câmpus Sapucaia do Sul do IFSul.

Também compuseram a mesa os anfitriões do evento, o reitor do IFSul, Marcelo Bender, e a reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, além do presidente do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Vinculadas às Universidades Federais, Júlio de Andrade Neto.

Reditec

A Reditec é promovida pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Neste ano, o evento é organizado pela primeira vez em conjunto por três institutos: Farroupilha (IFFarroupilha), do Rio Grande do Sul (IFRS) e Sul-rio-grandense (IFSul).

Atividades paralelas

Iniciam nesta terça-feira (11), no câmpus Porto Alegre do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), duas atividades que ocorrem paralelamente à edição deste ano da Reditec. Uma delas, a III Competição Brasileira de Robótica Educacional (Cobre) tem como objetivo estimular o aprendizado de robótica através de atividades da montagem e competição entre os robôs. Já a Rede de Expressão contará com a apresentação de 42 trabalhos desenvolvidos por alunos da Rede nas áreas de ciências e tecnologia.

Fotos: Vitor Dornelles

Tags: