Encontro de Turismo abriu Semana do Empreendedorismo em Garopaba

12. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Garopaba, Eventos

O I Encontro dos Profissionais do Turismo, na terça (11), marcou o início da Semana do Empreendedorismo de Garopaba e Região, organizada pelo Câmpus Garopaba. O evento teve como objetivo discutir estratégias para promover o empreendedorismo e a inovação no turismo da região que inclui Garopaba (onde ocorreu o Encontro), Imaruí, Imbituba, Laguna e Paulo Lopes.

palestratiago

Evento ocorreu no Gaia Village, em Garopaba

A região é conhecida por suas belas praias – como a da Ferrugem (Garopaba), a do Rosa (Imbituba) e a do Farol de Santa Marta (Laguna), entre outras – e tem no segmento turístico sol e praia um dos carros-chefe de sua economia. Um dos desafios da região é como enfrentar a sazonalidade e atrair turistas também fora do verão.

Uma das alternativas é o uso do marketing digital, tema da palestra de abertura do Encontro dos Profissionais do Turismo, ministrada pelo professor do IFSC Tiago Savi Mondo. Trata-se do uso de ferramentas online e móveis para atrair mais consumidores – ou, no caso, turistas. A internet e os smartphones trouxeram novas possibilidades de promoção do destino e de construção de um relacionamento com o turista, principalmente nas fases pré-viagem (quando o turista pesquisa e compra) e pós-viagem (quando o turista avalia o destino).

tiagosavimondo

Tiago Mondo, do IFSC: “O marketing digital não é mais tendência, é obrigação.”

Muitos turistas pesquisam sobre o destino para o qual vão viajar e usam a internet para isso. Já podem fazer check-in em hoteis usando aplicativos para smartphones. Depois de visitar um destino vão às redes sociais expor suas impressões sobre a viagem que fizeram. Esses foram alguns exemplos de comportamento do turista que o professor do IFSC citou para falar da importância do marketing digital. “O marketing digital não é mais tendência, é obrigação.”

Tiago lembrou, no entanto, que o marketing digital é apenas o meio pelo qual as qualidades do destino podem ser promovidas. “A gente vai para o destino porque ele é bem falado pelos turistas que foram. O conjunto de comentários positivos é que vai formar uma imagem positiva do destino e trazer mais gente para ele. E isso só ocorre se for oferecida qualidade para o turista. É o que gera o círculo virtuoso.”

Para Tiago, toda a região deve pensar como sendo um destino único e investir na profissionalização do setor de turismo. “Uma região que tem potencial turístico, tem potencial de desenvolvimento econômico”, comentou. Para tentar romper com a sazonalidade no turismo da região de Garopaba, o professor do IFSC avalia que eventos, esportes e observação de baleias são algumas possibilidades.

Mudança cultural

fernandoambrosio

Secretário Fernando Ambrósio: “A inovação é uma necessidade diante da concorrência que há no setor.”

O secretário de Turismo e Desenvolvimento de Garopaba, Fernando Ambrósio, avalia que a promoção do empreendedorismo e da inovação no turismo do município passam por um trabalho de conscientização, que vai levar algum tempo para trazer resultados. “Sempre há resistência à mudança, mas a inovação é uma necessidade diante da concorrência que há no setor”, disse Fernando, que ministrou a segunda palestra do dia no Encontro dos Profissionais de Turismo. O tema foi o panorama do turismo local, com foco no mercado hoteleiro de Garopaba. Segundo o secretário, há 170 hoteis e pousadas formais em Garopaba. “Mas há muitos mais”, afirmou, referindo-se ao estabelecimentos de hospedagem informais.

Rose Gadzimenski, proprietária junto com o marido de um estabelecimento de hospedagem – “alugamos quatro bangalôs na Praia do Rosa”, explica -, foi ao Encontro de Profissionais de Turismo para conhecer mais sobre empreendedorismo e invoação na área. “Vim ver o que está sendo feito. A sazonalidade aqui é um fato”, diz Rose, gaúcha de Porto Alegre que mora há 11 anos em Imbituba.

A professora Micheline Sartori, do Câmpus Garopaba e coordenadora do Encontro, diz que a região de Garopaba “carece de discussões profissionais sobre turismo”, embora seja a atividade econômica mais importante, respondendo por cerca de 60% do PIB local. O IFSC pode colaborar com essas discussões, para Micheline, realizando eventos e pesquisas, qualificando os trabalhadores do setor e promovendo discussões sobre turismo regional. Hoje o câmpus possui um curso técnico de Hospedagem e, a partir de 2015, terá o de Guia de Turismo Regional.

Participação de alunas na organização

alunas

(da esq. para a dir.) Lara, Aícha e Jaqueline, estudantes do IFSC, trabalharam na organização do evento

Três estudantes do curso técnico em Hospedagem participaram da organização do Encontro, que fez parte da disciplina Projeto Integrador. Lara de Lara, Aícha Scherer e Jaqueline Diefenthaeler auxiliaram os cinco professores que também se envolveram na realização do evento. Na abertura, os participantes puderam experimentar o trabalho das estudantes. Como? Foram elas que produziram o café servido antes da abertura.

O curso de Hospedagem tem disciplinas que envolvem a produção de alimentos. Lara, Aícha e Jaqueline, do terceiro e último módulo do curso, colocaram em prática o que aprenderam em aula pesquisando sobre quais os alimentos mais tradicionais da região de Garopaba. No cardápio, delícias como farofa de banana e bijajica, um doce típico do litoral de Santa Catarina feito com massa de mandioca, amendoim e açúcar, geralmente aromatizado com cravo, canela e erva-doce.

Eventos até o dia 20

A Semana do Empreendedorismo de Garopaba e Região começou no dia 11 e vai até 20 de novembro, com vários eventos em Garopaba e Imbituba. Confira a programação completa no site. As inscrições para todas as atividades são gratuitas. Confira a programação no site.