Atividade em sala proporciona debate sobre contexto social e político no Câmpus Jaraguá do Sul

13. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias

jar_atividade_carteiro_poetaA arte pode despertar interesses e questões adormecidas nas pessoas? Segundo os professores de português Márcio Maieski e Selomar Claudio Borges, pode sim. Foi com esse objetivo que eles levaram o filme “O carteiro e o poeta” para dentro da sala de aula do curso técnico em Vestuário oferecido na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) pelo Câmpus Jaraguá do Sul. A atividade ocorreu em outubro e contou com a presença de 15 alunos do curso.

O filme “O carteiro e o poeta” trata da amizade entre o poeta chileno Pablo Neruda e um humilde carteiro que deseja aprender a fazer poesia. Segundo Borges, o objetivo da utilização do filme nas aulas foi inserir os estudantes em debates que permitissem a eles perceberem a importância das artes para o crescimento individual e sua relação com as realidades sociais e profissionais.

Para o professor, o resultado da atividade foi altamente positivo e notório. “Além da sensibilização em ver um filme no qual a poeticidade emerge, e que certos elementos líricos e formais da linguagem podem ser aprofundados, a obra despertou claramente entre os estudantes reflexões sobre sua posição no entorno em que vivem, sua atuação política e sua relação com o outro”, destaca Borges.

Os debates conduzidos pelos professores ocorrem durante a disciplina “Linguagens, códigos e suas tecnologias”, do curso técnico em Vestuário para Jovens e Adultos oferecido na modalidade Certific, que tem a proposta de integrar o ensino às necessidades dos trabalhadores da região.

Sobre o filme: “O carteiro e o poeta” (1994) foi dirigido por Michael Radford e é baseado no livro “Il Postino”, de Antonio Skármeta. Clique aqui e saiba mais sobre a obra.