Curso trabalha capacitação e resgate da cidadania com catadores de recicláveis

13. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Matérias

formatura op de residuos solidos 07-11-2014 2Catadores de lixo, classificadores de recicláveis, agentes ambientais ou, formalmente, operadores de tratamento de resíduos sólidos. Os grandes parceiros da promoção da reciclagem receberam uma atenção especial do Câmpus Canoinhas do IFSC e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na qualificação profissional e no resgate da cidadania. Trabalhadores dos municípios de Três Barras e de Porto União participaram do curso de Operador de Tratamento de Resíduos Sólidos, cuja formatura aconteceu na última sexta-feira (7), no Auditório do Câmpus do IFSC.

Os dois grupos totalizaram 31 alunos, sendo vinte de Três Barras e onze de Porto União, que participaram do curso de 160 horas, ministrado em seus respectivos municípios. O curso capacitou os alunos para trabalhar nos sistemas de tratamento de resíduos sólidos, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde, para atuar nas cooperativas de coleta de materiais recicláveis da região.

formatura op de residuos solidos 07-11-2014 1Porém, mais que a qualificação profissional, o curso proporcionou o resgate da cidadania e a melhoria da autoestima e da qualidade de vida. A maioria dos trabalhadores atua há muitos anos na coleta de recicláveis sem se dar conta da importância da sua atividade. O trabalho desenvolvido por eles reduz os gastos públicos com o sistema de limpeza pública, aumenta a vida útil dos aterros sanitários, diminui a demanda por recursos naturais e fomenta a cadeia produtiva das indústrias recicladoras com geração de trabalho.

Tags: