Estudantes do Câmpus Jaraguá do Sul realizam viagem de estudos a São Paulo

13. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias

jar_viagem_qmq_5a_fase1Mostrar na prática o trabalho de profissionais da área de Química e ampliar a vivência cultural e artística dos estudantes. Esses foram os objetivos da viagem realizada entre os dias 5 e 9 de novembro pelos alunos da 5a fase do curso técnico integrado em Química do Câmpus Jaraguá do Sul para a cidade de São Paulo. Cerca de 40 pessoas participaram da viagem de estudos, incluindo os servidores que acompanharam a turma.

jar_viagem_qmq_5a_fase2Entre os locais visitados pelos alunos estiveram a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), a Universidade de São Paulo (USP), o Museu de Geociências, a Pinacoteca, o Theatro Municipal de São Paulo e o mirante do edifício Altino Arantes (Banespão) – que é o 5º mais alto do Brasil.“A turma gostou muito da viagem, pois nos foram proporcionados momentos únicos de aprendizagem e com pessoas muito bem qualificadas em cada local. Mas também tivemos vários momentos de confraternização com a turma, como na caminhada entre a Avenida Paulista até o Shopping Paulista, onde jantamos. Amamos a cidade!”, afirma o estudante Jean Bassani.

Na Cetesb, por exemplo, os alunos conheceram os laboratórios de química inorgânica, química orgânica, emergências químicas e de teste veicular, onde identificaram os equipamentos e suas utilizações, observaram laudos e conversaram com técnicos químicos que trabalham na instituição. Já na Avenida Paulista, a turma discutiu sobre a diversidade cultural que existia na cidade e a intensa rotina paulistana.

jar_viagem_qmq_5a_fase3Durante toda a viagem os alunos tiveram que preencher um roteiro elaborado pelos professores e que continha diversas questões sobre os locais visitados. Segundo um dos professores que acompanhou a turma, Juliano Maritan Amâncio, o roteiro orientou o passeio dos estudantes. “Eles se organizaram em duplas para construir um relatório de viagem que descreve os conhecimentos obtidos durante as visitas. Sempre trabalhando juntos, os alunos conseguiram enriquecer as visitas com perguntas bem elaboradas”, destaca. Clique aqui e conheça o instrumento pedagógico utilizado.

Programa de Viagem de Estudos

jar_viagem_qmq_5a_fase4A ida a São Paulo faz parte do “Programa de Viagem de Estudos”, coordenado pelo professor Juliano Maritan Amâncio e que proporciona três viagens de estudo aos estudantes do curso técnico integrado em Química durante os quatro anos do curso. No primeiro semestre do curso, os estudantes visitam a Rota das Cachoeiras, em Corupá, e têm contato com diversos elementos relacionados às disciplinas do curso. No terceiro semestre os alunos vão ao sul catarinense conhecer de perto a mina modelo, em Criciúma, e o complexo termelétrico Jorge Lacerda, para verificar a cadeia produtiva do carvão desde a extração até a utilização. E no quinto semestre, por fim, é realizada a viagem a São Paulo.

Tags: