Projeto de extensão leva incentivo à leitura para crianças

13. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus São José, Matérias

Em desenvolvimento desde setembro, o projeto de extensão “Vamos brincar de quê? De ler!”, do Câmpus São José, incentiva o hábito da leitura através de sessões de contação de histórias para crianças, tratando o manuseio dos livros como uma atividade de lazer e despertando nelas o gosto pela leitura.

O projeto é realizado na ONG Ação Social de Barreiros, em São José, que desde 1961 é mantida pela paróquia do bairro Barreiros, e atende crianças e jovens. O grupo escolhido para a contação de histórias é o que envolve as crianças da educação infantil.

A coordenadora do projeto, a professora Ana Paula Pruner da Siqueira, explica que o objetivo é incentivar a leitura e a construção de uma pequena biblioteca, que poderá ser utilizada por todos os alunos da instituição. “A leitura envolve outros sujeitos para além da criança. Envolve seus familiares, responsáveis e educadores no processo de escolha e leitura de um livro. Envolve estes sujeitos num momento diferenciado da correria do dia-a-dia. Num momento em que a imaginação e a criatividade dominam as preocupações e angústias. Assim, despertar o interesse nas crianças pode significar também despertar e estimular o interesse da leitura no seu universo familiar.”

Além da professora, o projeto envolve a bolsista Maria Eduarda de Fraga, estudante do curso técnico integrado em Telecomunicações, e um grupo de estudantes que se voluntaria na preparação das histórias apresentadas. Os encontros são realizados duas vezes por mês na ONG, tanto para a contação de histórias para as crianças da educação infantil, como também para organizar e sistematizar o material adquirido. Após a leitura, são realizadas atividades de pintura, desenho e colagem com o auxilio dos professores de sala.

Confira as fotos do projeto na página do Câmpus São José no Facebook.