Alunos do Câmpus Lages aprendem a gerenciar projetos em atividade prática com Lego

14. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

lagesOs alunos do 4º módulo do curso técnico em Informática do Câmpus Lages aprenderam um jeito novo de gerenciar projetos para desenvolvimento de softwares de forma ágil. O professor Felipe Schneider Costa propôs uma atividade com o método SCRUM, utilizando o brinquedo Lego como forma de atrair o interesse dos alunos para o conteúdo da disciplina de Qualidade de Software.

Na disciplina são estudados os métodos tradicionais e ágeis para o desenvolvimento de programas de computador. “SCRUM é um método ágil para gerência de projetos, baseado em inspeção e adaptação, na qual o trabalho é feito de forma iterativa e incremental, podendo ser aplicado a qualquer produto ou no gerenciamento de qualquer atividade complexa. No contexto do planejamento e do desenvolvimento de software, oferece mais flexibilidade do que os modelos tradicionais, principalmente na condução de projetos que possuam incerteza ou instabilidade”, explica o professor.

Atividade

Durante a atividade, os alunos se dividem em equipes de até cinco pessoas e recebem um documento contendo a descrição dos objetivos da sua equipe, que se resumem basicamente em construir objetos de uma cidade (casas, escolas, praças, etc). De posse desses objetivos, o trabalho passa por todas as etapas do método, que são controle, acompanhamento, entrega e avaliação, sendo que a própria equipe é responsável por administrar cada uma dessas etapas.

Além de ser um modelo que permite a criação de planos flexíveis, as técnicas ágeis evitam desperdícios de tempo e esforço, pois focam em alcançar rapidamente meios de validar as características do produto em desenvolvimento e de avaliar a evolução do projeto.

lages2O desenvolvimento ágil valoriza quatro aspectos principais:

• Indivíduos e interação entre eles, em vez de processos e ferramentas;
  • Software funcionando em vez documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente em vez de negociação de contratos;
  • Responder a mudanças em vez de seguir um plano.

Para o aluno Alex Godoy Wolff, a atividade foi bem criativa e a iniciativa do professor ajudou a enfrentar a teoria da disciplina de maneira mais agradável. “Como o princípio do SCRUM é o trabalho em equipe, acho que isso ajudou muito os alunos a sair do processo individualizado e já simular o ambiente organizacional, com trabalho em grupo e aprendendo a lidar com diferentes opiniões”, comenta.

“Ao final da atividade é possível perceber a satisfação dos alunos com a atividade que, mesmo sem perceber, absorvem os conceitos do método SCRUM”, finaliza Felipe.