Alunos do Pronatec de Pedreiro em Alvenaria constroem depósito para posto de saúde em Balneário Rincão

14. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Matérias

pronatec_cri_rodrigoO trabalho final do curso de Pedreiro em Alvenaria do Pronatec de Balneário Rincão é a construção de um depósito para o posto de saúde do bairro de Lagoa dos Freitas em que serão separados e armazenados o lixo hospitalar, o orgânico e o reciclável. A obra é de fundamental importância para que o lixo hospitalar não fique exposto, como acontecia antes.

Os alunos participaram de todo o processo de planejamento e construção da obra. Eles fizeram a interpretação do projeto, o cálculo dos materiais a serem utilizados até a construção do depósito.

A obra tem sido também uma importante oportunidade para que os alunos pratiquem o que aprenderam no curso. “Eu entendia um pouco de construção, mas não tinha noção dessa parte teórica e o curso foi muito bom para eu aprender todos esses processos. Eu sou técnico em Eletrotécnica e sei que esse curso de pedreiro irá ampliar o meu campo de trabalho. Assim que o curso terminar, quero começar a fazer a garagem da minha casa”, afirma Rodrigo de Aguiar.

pronateccri_andreaO curso também tem estimulado os alunos a empreenderem. Andréa Luciano, por exemplo, montou uma empresa para fazer pequenas reformas. “Eu já trabalhava com painéis e texturas, mas eu não entendia como se erguia uma parede. Agora com o curso eu consigo avaliar melhor o trabalho de um pedreiro e isso irá agregar ao trabalho de acabamento que eu faço. Gostei tanto dessa área que já me inscrevi para fazer o curso técnico em Edificações”.

pronateccri_ireniIreni Marques também está se sentido mais motivada. “Eu tenho 59 anos e achava que eu não teria mais como aprender. Mas eu vi que eu posso. Agora quero voltar a estudar, terminar o Ensino Médio. Tenho planos também de fazer algumas obras na minha casa, quero construir um novo banheiro”.

O professor do curso Anderson Mota explica que faltam pedreiros qualificados na região e que há mercado para os novos profissionais. “Há demanda e os alunos do curso estão preparados para fazer qualquer obra de execução de alvenaria. Além de ensiná-los, eu sempre incentivei que eles continuassem a estudar, assim como eu fiz. Eu fui pedreiro, fiz o curso técnico em Edificações e hoje sou mestre de obras e professor”.

Tags: