Apresentação em Seminário

14. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Notas

apresentação_sem_lagesA aluna do 4º módulo do curso técnico em Informática do Câmpus Lages do IFSC Bruna Branco apresentou artigo científico no 24º Seminário de Iniciação Científica (SIC), promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Evento ocorreu no final de outubro. O trabalho cientifico elaborado pela Bruna, intitulado “Estudo do parâmetro função de previsão no algoritmo kNN-TSP para previsão de dados temporais”, orientado pelo Prof. Carlos Andrés Ferrero, foi publicado nos Anais do 24º SIC UFSC e apresentado por ela na forma de Painel, no dia 24 de outubro no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, junto a cerca de 250 trabalhos de Iniciação Científica selecionados na Área de Ciências Exatas e da Terra, desenvolvidos por alunos principalmente da UFSC e da UDESC.

Bruna agradeceu o incentivo do professor Andres para que apresentasse o trabalho. Para ela, ter participado de um evento científico pela primeira vez a motiva para continuar na área da pesquisa. “Foi bem legal a experiência. Gostei e aprendi bastante. Eram muitos inscritos e estar entre os selecionados foi bem gratificante, até porque a maioria desses concorrentes eram alunos de cursos de graduação”, afirma.

Para o professor Carlos Andrés Ferrero “a Iniciação Científica é uma etapa fundamental para o desenvolvimento da identidade de um futuro pesquisador. Eventos como o SIC – UFSC são ideais para que alunos exponham e compartilhem ideias com outros estudantes e recebam sugestões e críticas para melhorarem os seus trabalhos. Acredito que as experiências e as técnicas aprendidas durante essa etapa são úteis, não unicamente para ser um cientista, mas também para tornar-se um profissional com maior capacidade de reflexão e, consequentemente, mais completo”.

Projeto

Bruna Branco é bolsista PIBIC-EM do projeto de pesquisa “Previsão de Dados Temporais com o Algoritmo kNN-TSP”, inserido dentro do Grupo de Pesquisa em Análise Inteligente de Dados do IFSC/Lages. O foco desse projeto consiste estudar algoritmos para analisar de forma inteligente de dados ao longo do tempo, os quais estão presentes qualquer área do conhecimento que usem sistemas de monitoramento, por exemplo, medicina, biologia, indústria e economia. Especificamente no trabalho publicado e apresentado no SIC UFSC estudou-se a influência de um parâmetro do algoritmo de previsão que, por meio do seu ajuste, pode melhorar significativamente a qualidade das previsões.