Câmpus Tubarão participa da Semana do Lixo Zero

17. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Tubarão, Matérias

mutirao2_tubaraoApenas 3% do lixo reciclável produzido em Tubarão é recolhido pelo sistema de coleta da prefeitura e estima-se que 1% seja recolhido por catadores de lixo. O volume é baixo e para tentar sensibilizar o poder público e a população sobre a importância da reciclagem, diversas entidades do município, entre elas o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), uniram-se ao Instituto Lixo Zero para organizar uma série de atividades que possam promover a destinação correta dos resíduos. Como resultado desse trabalho, foi realizada de 1º a 9 de novembro, a Semana do Lixo em Tubarão com palestras, oficinas e mutirões de limpeza.

No Câmpus Tubarão, foi realizada uma oficina de confecção de canecas a partir de latinhas de alumínio. Participaram da atividade egressas do curso de Reciclador do Pronatec Mulheres Mil. “Essa é uma técnica que muitas delas não conheciam e que pode significar uma renda extra para elas, além de representar um ganho para o meio ambiente porque recicla um material que, muitas vezes, é descartado de forma incorreta”, explica Maria Angélica Marin, chefe do Departamento de Ensino do Câmpus Tubarão.

mutirao1_tubarao

Os servidores do câmpus também participaram das atividades da Semana do Lixo Zero. Eles assistiram à palestra de Bea Johnson, autora do livro e do blog Zero Waste Home (Lar Lixo Zero), e a de Leslie Lukacs, que é consultora ambiental e implementa o conceito lixo zero em estádios, universidades, instituições públicas e privadas. “Para nós foi muito importante participar da Semana, porque a promoção da sustentabilidade também faz parte das metas do IFSC” , afirma Maria Angélica.

No sábado, os servidores participaram ainda do mutirão de limpeza nas margens do rio Tubarão em que foram coletadas milhares de garrafas PET e de vidro, latas, papelão, isopor e até mesmo lixo eletrônico. “O que nós percebemos é que havia nas margens do rio muitos resíduos descartados, indevidamente, pelo comércio local. Havia caixas de sapato de uma loja e pneus de uma oficina”, avalia Manuela Pessoa, engenheira ambiental responsável pela Semana do Lixo Zero em Tubarão.

Ela explica que a proposta é que no ano que vem seja feita uma semana para discutir o consumo. “Não adianta apenas tratarmos da questão do lixo, precisamos também discutir o consumo, porque será o consumo consciente que de fato fará com que se gere menos lixo”.

A Semana do Lixo Zero deste ano foi realizada em nove cidades brasileiras como Florianópolis, Joinville, Porto Alegre e São Paulo. Houve ainda atividades em Montevidéu, no Uruguai, e em São Francisco, nos Estados Unidos.

Tags: