Aberto prazo para adesão ao Programa de Pesquisadores Franceses

20. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Governo Federal, Matérias

O edital que abre o processo de adesão das instituições de ensino ao Programa de Pesquisadores da Embaixada da França foi lançado nesta quarta-feira (19) pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Ao total, 10 mestrandos em Letras terão a oportunidade de atuar em projetos voltados ao desenvolvimento do ensino da língua francesa em câmpus da Rede Federal.

As atividades dos pesquisadores franceses no Brasil terão duração de nove meses, devendo ser cumpridas entre setembro de 2015 e junho de 2016, com carga horária semanal de 12 horas de aula e outras 6 horas extraclasse. As instituições brasileiras arcarão com o pagamento de auxílio mensal aos estagiários. O valor da bolsa poderá ser de R$ 2 mil ou de R$ 2.500. A Embaixada da França ficará responsável pela compra dos bilhetes aéreos e pelo pagamento do seguro-saúde.

Fruto de parceria com a Embaixada da França, o programa faz parte do conjunto de iniciativas do Conif para consolidar a internacionalização das instituições da Rede Federal. É mais uma forma de incentivar e fomentar ações de cooperação que fortaleçam o ensino de idiomas e o intercâmbio cultural envolvendo as instituições brasileiras e os liceus franceses.

Cronograma

O termo de adesão ao programa deverá ser enviado ao Conif até 26 de novembro de 2014. As instituições terão até 5 de dezembro para enviar aspropostasiniciais de plano de trabalho. O resultado final será divulgado no dia 10 de dezembro.

Para mais informações, acesse a Chamada Pública Conif/AI nº 1/2014.

Assessoria de Comunicação do Conif

Tags:

Os comenários não estão permitidos.