Acadêmicos do curso de Radiologia visitam reator nuclear do IPEN

20. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

visita_radiologiaUm grupo de alunos do curso superior de tecnologia em Radiologia visitou o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), na Universidade de São Paulo (USP), no dia 11 de novembro. Eles também conheceram o Reator Nuclear, Radiofarmácia e Hospital Sírio Libanês.

O IPEN possui atuação em vários setores da atividade nuclear. Dentre elas destaca-se a utilização do reator nuclear na produção de medicamentos, e radioisótopos, contribuindo assim com ações e pesquisas em várias áreas como o ciclo do combustível nuclear, proteção radiológica e dosimetria, cujos resultados vêm proporcionando avanços significativos no domínio de tecnologias, na produção de materiais e na prestação de serviços de valor econômico e estratégico para o país.

No local, um rigoroso programa de controle radiológico e de segurança nuclear é conduzido em todas as instalações nucleares e radioativas. Este programa inclui monitorações radiológicas, pessoal e ambiental, atendimento a emergências radiológicas, análises radiotoxicológicas, avaliações radio-sanitárias, calibração de monitores de radiação, tratamento e acondicionamento de rejeitos nucleares de baixa atividade.

O Hospital Sírio-Libanês foi visitado para que os graduandos em Radiologia pudessem conhecer esta referência nacional em tratamentos de oncologia. O serviço de radioterapia do hospital conta com um dos mais novos e avançados sistemas de tratamento com radiação para pacientes com câncer.

“A radioterapia guiada por imagem, ou IGRT, proporciona tratamentos mais eficientes e com menor dose de radiação para o paciente. Esta viagem de estudos proporcionou aos acadêmicos do IFSC uma experiência única enquanto alunos ou mesmo como futuros profissionais”, afirmou a coordenadora do curso, Caroline de Medeiros.

A visita técnica foi acompanhada pelos tecnólogos Matheus Savi e Peter Kühn.

Tags: