Alunos, egressos e professores discutem atuação dos condutores ambientais em Garopaba

20. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Garopaba, Eventos, Matérias

Estratégias para promover o ecoturismo e dar mais visibilidade ao trabalho dos condutores ambientais foram discutidas no II Encontro de Condutores Ambientais do IFSC Câmpus Garopaba, realizado na quarta, dia 19. Alunos, egressos e professores dos cursos de formação inicial e continuada (FIC) em Condutor Ambiental Local de Garopaba e de Imbituba (são dois cursos diferentes, um para cada município) participaram do evento, que fez parte da Semana do Empreendedorismo de Garopaba e Região.

encontro1Segundo a professora Juliani Brignol Walotek, o encontro teve como um de seus objetivos integrar os condutores formados pelo câmpus e os alunos atuais do curso, oferecido desde 2011. “Muitos deles ainda não se conheciam. É uma oportunidade para trocar experiências e informações”, destaca. O II Encontro, que reuniu 20 pessoas no Câmpus Garopaba, também serviu para continuar debates surgidos no primeiro encontro dos condutores e apresentar ideias e iniciativas para promover o trabalho desses profissionais em Garopaba e Imbituba.

Formada na segunda turma tanto do curso de Garopaba quanto no de Imbituba, Kelly Vieira é hoje vice-presidente da Associação dos Condutores Ambientais de Imbituba e Garopaba (Acaig), formada por 10 egressos do IFSC, e acredita que a região deve promover as trilhas e o ecoturismo como atrativos turísticos e divulgar o trabalho dos condutores. “Temos que fazer com que nossas trilhas virem produtos turísticos”, diz Kelly, que projetou um roteiro de trilhas para apresentar à Secretaria de Turismo de Garopaba. Várias melhorias precisam ocorrer nas trilhas para que elas possam ser mas bem exploradas, como sinalização e investimento em infraestrutura.

encontro2Egresso da primeira turma do curso de Garopaba, Lotario Melchiors, 64 anos, lembrou as dificuldades que teve para estudar por causa da distância do local onde mora (bairro Ambrósio) até o câmpus do IFSC e pela falta de transporte público à noite, quando ocorriam as aulas. Ele afirma que curso ajudou-o a trabalhar como condutor em trilhas de Garopaba com grupos variados, como idosos, estudantes e até de uma academia local que promove atividades ao ar livre.

Gaúcho de Cerro Largo – ou “cataúcho”, como ele diz ser -, Lotario mora há 20 anos em Garopaba e conduz uma ONG que promove a educação ambiental junto com a esposa. “Acredito que deva surgir uma associação ou cooperativa dos condutores, para que possamos todos trabalhar dentro da legalidade”, comenta.

José Ricardo Lobo, 40 anos, natural de Garopaba, era um dos alunos atuais do curso de Condutor Ambiental Local de Imbituba no encontro e conta que interessou-se pelo curso para conhecer mais sobre a região. “Uma das novidades que o curso trouxe para mim foi conhecer mais sobre a riqueza cultural que temos aqui, como os engenhos, por exemplo”, diz, referindo-se aos tradicionais engenhos de farinha de mandioca.

José Ricardo é graduado em Ciências Contábeis, mas atualmente trabalha no Conselho Tutelar de Garopaba e pretende atuar como condutor ambiental quando terminar o curso. Hoje ele aproveita o conhecimento adquirido nas aulas, que começaram em julho, para escrever artigos sobre a cultura da região.

A troca de experiências e informações ocorreu pela manhã, quando também foram formados grupos de trabalho para atuar em ações estratégicas apontadas pelos participantes. Na oportunidade, a professora Elisa Serena Gandolfo informou que em 2015 haverá apenas um curso, com maior carga horária, que vai capacitar os alunos a atuar como condutores ambientais tanto em Garopaba como em Imbituba. Esse curso terá a participação, em um dos encontros, de profissionais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que trabalham na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, unidade de conservação ambiental que abrange nove municípios do litoral catarinense, desde Florianópolis até Balneário Rincão.

À tarde, os condutores tiveram outra atividade, uma oficina de primeiros socorros e resgate com o Corpo de Bombeiros Militar de Garopaba. O II Encontro de Condutores Ambientais fez parte da Semana do Empreendedorismo de Garopaba e Região, que termina nesta quinta, dia 20.