Câmpus Criciúma recebe a visita de presidente da Escola de Mosaicos de Friuli da Itália

20. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Matérias

visita_professor_italiano 001Alido Gerussi, presidente da Scuola Mosaicisti del Friuli, instituição que é referência mundial em cursos de mosaicos artísticos, esteve no Câmpus Criciúma na manhã desta quarta-feira (19). A visita fez parte da agenda do presidente da Scuola Mosaicisti del Friuli no Brasil. Durante toda a semana, ele visitou instituições de ensino e de assistência social da região carbonífera. A proposta da escola italiana é firmar parcerias com instituições brasileiras para que sejam oferecidos cursos de mosaicos artísticos no país.

Durante a visita, Gerussi conheceu a infraestrutura do câmpus e ficou impressionado com os laboratórios da instituição. “Eu nunca vi na Itália um instituto técnico ter um laboratório de Artes como o que eu vi aqui. O que me surpreendeu também foi saber que o Instituto é um investimento do governo federal. Na Itália, as escolas técnicas são um investimento das cidades e dos estados”.

visita_professor_italiano 003O Chefe do Departamento de Administração do Câmpus Criciúma, Thiago Teixeira, o coordenador adjunto do Pronatec, Fernando Ortolan, e o professor de Artes Breno Stern foram os responsáveis por apresentar o câmpus para Gerussi. Além da visita, eles discutiram futuras parcerias entre as instituições. “O IFSC está aberto a parcerias que estejam alinhadas com a nossa missão institucional. No caso dos cursos de mosaicos da Scuola Mosaicisti del Friuli eles podem ser muito interessantes para os alunos do curso de Edificações ou mesmo para ser ofertado como um curso de qualificação profissional por meio do Pronatec”, afirma Thiago Teixeira.

A primeira-dama do município, Izabel Búrigo, também participou da visita. “Eu presido a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) e nós ofertamos algumas oficinas de mosaicos, mas são mosaicos feitos como artesanato e a proposta da Scuola Mosaicisti del Friuli é diferente. Eles produzem mosaicos artísticos. Nós queremos trazer esse conceito para a região. Nossa primeira proposta é fazer alguns mosaicos em espaços públicos como no Parque das Nações para que as pessoas conheçam esse tipo de arte”.

visita_professor_italiano 014O interesse de Gerussi em conhecer a região surgiu após a visita de uma comitiva da prefeitura à Itália e a convite de duas brasileiras que fizeram o curso na Scuola Mosaicisti del Friuli. “Em Criciúma, há muitas indústrias de cerâmica, mas ainda há poucos trabalhos com mosaicos artísticos. A parceria com a Scuola Mosaicisti del Friuli seria uma importante oportunidade para trazer novas técnicas de confecção de mosaicos para a região”, afirma Marielle Bonetti, que foi contratada pela Afasc para produzir alguns painéis em Criciúma.

Ao final da visita ao câmpus, Gerussi ganhou um retrato do professor de Artes Breno Stern.