Maior biblioteca do mundo solicita o recebimento da revista EJA em Debate

20. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Matérias

A Library of Congress, localizada em Washington, nos Estados Unidos, enviou correspondência física ao IFSC solicitando o envio dos próximos exemplares da revista EJA em Debate. Exemplares da revista têm sido encaminhados, todos os semestres, para as maiores bibliotecas do país (universidades, institutos federais) e também à Biblioteca Nacional, que faz a reserva, a guarda e o depósito legal dos materiais publicados no Brasil.

A revista EJA em Debate publica estudos e pesquisas na área da Educação de Jovens e Adultos. Os trabalhos publicados visam atender diferentes profissionais – pesquisadores, profissionais da educação e alunos da modalidade – em contextos multi e interdisciplinares relacionados à temática, visando contribuir para a difusão e intercâmbio de conhecimentos teóricos ou aplicados, bem como para a formação de redes. A equipe editorial da revista é composta por profissionais de várias instituições de ensino do país.

A Library of Congress é a maior biblioteca do mundo, com mais de 158 milhões de itens. As coleções incluem mais de 36 milhões de livros e outros materiais impressos; 3,5 milhões de gravações; 13,7 milhões de fotografias; 5,5 milhões de mapas; 6,7 milhões de peças de partituras; e 69 milhões de manuscritos.

Para a bibliotecária-documentalista do IFSC e editora técnica da revista, Paula Oliveira Camargo, o retorno recebido pela biblioteca é muito importante para a consolidação do periódico. A LC mantém escritórios em vários países, inclusive no Brasil, com o propósito de adquirir, catalogar e preservar materiais internacionais. Os países que encaminham estes materiais compõe o Programa de Aquisição Cooperativa e colaboram para desenvolver a Biblioteca Digital Mundial.

“É importante ressaltar o espaço que a revista conquistou em apenas dois anos de publicação, tanto no que diz respeito aos renomados autores que submetem seus artigos, às instituições que fazem parte do conselho editorial e aos eventos – nacionais e internacionais – que recebem e divulgam o periódico”, comemora a bibliotecária.

Com informações do site da Library of Congress

Tags: ,