Alunos do Câmpus Araranguá fazem visita de estudo para o Uruguai

21. novembro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Matérias

colonia del sacramento - plaza de torosDepois de dois anos de estudo de espanhol, 31 alunos dos cursos técnicos integrados do Câmpus Araranguá que estudam o idioma tiveram que colocar em prática tudo o que aprenderam. No dia 12 de novembro, eles foram de ônibus para o Uruguai para conhecer Punta del Este, Montevidéu, Colônia de Sacramento e o Geoparque Grutas del Palacio. “Essa foi uma atividade interdisciplinar que nós propusemos para que eles praticassem o espanhol e conhecessem aspectos da história e da geografia do Uruguai”, explica a professora do Câmpus Araranguá Leila Minatti.

A primeira parada do grupo foi em Punta Del Este onde eles fizeram um city tour pela cidade e conheceram a Casapueblo, que era um atelier do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró. Em Montevidéu, eles conheceram a parte história da cidade, como as ramblas, a Avenida 18 de Julio, o estádio Centenário e o shopping Punta Carretas, que foi um antigo presídio da cidade. Eles foram também para a Colônia de Sacramento, que é reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e fizeram uma visita ao Geoparque Grutas del Palacio, que tem sítios arqueológicos, cavernas e inscrições rupestres.

colonia del sacramento - intendencia 1Para muitos alunos essa foi a primeira vez que eles viajaram para o exterior. “O Uruguai me surpreendeu, o povo é muito hospitaleiro e as ruas são muito limpas. Durante a viagem, eu tive que praticar o meu espanhol para fazer pedidos em restaurantes e pechinchar nas lojas. Eu vi que para me considerar como falante do espanhol eu preciso estudar muito mais”, explica Fernando Dias, do Curso Técnico Integrado em Eletromecânica.

Ana Paula Figueiredo, do Curso Técnico Integrado em Vestuário , também viajou pela primeira vez para o exterior. “Quando eles falavam muito rápido ou com muito sotaque era difícil entender, mas logo a gente pedia para eles falarem “más despacio” e nós conseguíamos nos comunicar. Foi muito legal conhecer uma cultura diferente e agora eu me sinto muito mais motivada a estudar espanhol”.